Login:
Senha:
 
Bem vindo,   Sair
Página Inicial|Atendimento ao Cliente|Mapa do Site|Fale Conosco| Newsletter
Buscar:
Indicadores de Preços
Índices Gerais de Preços
IGP
IPA
IPC
IPC-S
IPC-3i
IPC-C1
INCC
Índices Setoriais
Preços e Custos
Indicadores de Preços Agropecuários
Indicadores do Mercado Imobiliário
IPA

Desde sua criação em 1947, o IPA, inicialmente batizado de Índice de Preços por Atacado e, a partir de abril de 2010, denominado Índice de Preços ao Produtor Amplo, registra variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações interempresariais, isto é, nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final.

Em 1964, quando foi introduzida a correção monetária no Brasil, o IPA foi escolhido como índice de referência para correção das Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN). Posteriormente o IPA começou a ser utilizado também em outras operações como, por exemplo, no cálculo da Unidade Padrão de Capital (UPC), parâmetro de reajuste de financiamentos imobiliários.

A pesquisa de preços em que se baseia o cálculo do IPA é realizada continuamente, sendo feitas apurações a cada decêndio. O IPA está disponível nas mesmas versões do IGP (IPA-10, IPA-M e IPA-DI), que têm em comum a amostra de produtos e o cálculo, diferindo apenas no período de coleta de preços.

Com as mudanças na estrutura da economia e nas formas de comercialização, o IPA tornou-se cada vez mais um índice de preços de venda de produtos em nível de produtor. Por esse motivo, em abril de 2010, a nova nomenclatura, quando mudou de Índice de Preços por Atacado para Índice de Preços ao Produtor Amplo, preservando a sigla IPA.

A nota técnica completa com a alteração da nomenclatura do IPA e a nova política de atualização de ponderações do Índice de Preços ao Produtor Amplo está disponível na seção metodologias e notas técnicas. Para acessar clique aqui.

IPA em resumo
Principais usos:

Análise das variações de preços de produtos agrícolas e industriais.

Abrangência Geográfica:

Nacional.

Abrangência Setorial:

Setores agropecuário e industrial.

Período de Coleta:

IPA-DI, pesquisa entre o 1º e o último dia do mês de referência; IPA-M, entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência; IPA-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Periodicidade:

Mensal.

Primeira observação:

1944.

Produtos e Serviços - IPA

Séries Históricas

Os resultados gerais podem ser obtidos gratuitamente no portal do IBRE. Já a consulta detalhada à maior parte das séries históricas ocorre mediante contrato e está restrita aos assinantes do IBRE/FGV Dados. Conheça nossos planos de assinatura e os serviços gratuitos.
 
Conheça os serviços que o IBRE oferece.
Saiba como o IBRE pode ajudar seu negócio
O IBRE oferece a você serviços de atualização através de alertas e boletins periódicos por email.
Newsletter e Alertas
04/2017
IGP-10:
-0.76%
03/2017
IGP-DI:
-0.38%
04/2017
IGP-M:
-1.10%
Últimos Índices
Contato
Você pode entrar em contato com o IBRE por meio do e-mail ibre@fgv.br Para anúncios e/ou informações sobre a Revista Conjuntura Econômica, ligue para (21) 3799-6853 (Rio de Janeiro), 08000 – 257788 (outros estados) ou mande um e-mail para conjunturaeconomica@fgv.br .


Termos de Uso|Mapa do Site|Fale Conosco
Copyright IBRE - Todos Direitos Reservados