Login:
Senha:
 
Bem vindo,   Sair
Página Inicial|Atendimento ao Cliente|Mapa do Site|Fale Conosco| Newsletter
Buscar:
Tendências Econômicas
Sondagens e Índices de Confiança
Sondagem da Indústria
Sondagem do Consumidor
Sondagem da América Latina
Sondagem de Serviços
Sondagem do Comércio
Sondagem da Construção
Sondagem de Investimentos
Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores
Índice de Confiança Empresarial
Indicadores de Ciclos Econômicos
CODACE
Índice de Incerteza da Economia
ICOMEX
Monitor do PIB
Sondagem do Comércio

A Sondagem do Comércio produz, mensalmente, informações usadas no monitoramento e antecipação de tendências econômicas do setor. Criada em consonância com as melhores práticas internacionais, a pesquisa teve início em março de 2010. A qualidade da amostra e a rapidez com que é divulgada a tornam ferramenta indispensável à tomada de decisões empresariais.

O questionário da Sondagem do Setor Comércio é direcionado à empresa. Abrange temas como a situação dos negócios, volume de demanda, faturamento, compras, acesso ao crédito e contingente de mão-de-obra.

As perguntas apresentam opções de resposta de natureza qualitativa (por exemplo: o volume de compras atual pode ser considerado forte/normal/fraco; a previsão para o total de pessoal ocupado pela empresa é de aumento/estabilidade/diminuição).

O horizonte temporal das perguntas pode ser classificado em quatro modalidades: observações a respeito do trimestre imediatamente anterior ao mês de referência da pesquisa; avaliações sobre o momento de realização da pesquisa; previsões para o trimestre que se inicia no mês de referência da pesquisa; e previsões para o semestre que se inicia no mês de referência da pesquisa, horizonte adotado somente no quesito relativo às perspectivas para a situação dos negócios.

O Índice de Confiança do Comércio Varejista Ampliado (ICOM do Varejo Ampliado) é o indicador-síntese da pesquisa, composto por quatro quesitos: Volume de demanda atual, Situação Atual dos negócios e expectativas sobre vendas (três meses) e Situação dos negócios (seis meses).

A cobertura setorial da pesquisa é similar ao da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) do IBGE, abrangendo, em grandes linhas, os comércios Varejistas e Atacadistas brasileiros. O resultado oficial é o Comércio Varejista Ampliado, incluindo as aberturas dos segmentos do Varejo Restrito, Veículos, motos e Peças e Material para Construção.

Os segmentos setoriais são definidos de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 2.0 (CNAE 2.0), do IBGE.

A série histórica da Sondagem da Indústria na CNAE 2.0 inicia-se em março de 2010.

Para acessar as publicações desta Sondagem clique nos links abaixo:

Resultados: Clique em Subcategoria e selecione Sondagem do Comércio.

Metodologia: Selecione Categoria e Subcategoria.

Mídia: Em Categoria selecione Sondagens e Índices de Confiança; em Subcategoria selecione Sondagem do Comércio.

Sondagem do Comércio
Principais usos: Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.
Abrangência Geográfica:: Nacional.
Abrangência Setorial::
 Varejo ampliado (abrange os segmentos Veículos, motos e peças; Material para construção e Varejo restrito);

• Veículos, motos e peças (atacado e varejo de Veículos automotores; Acessórios e peças para veículos automotores; Motos, partes e peças);

• Material para construção (atacado e varejo de Material para construção);

•Varejo restrito (Combustíveis e lubrificantes; Hipermercados e supermercados; Alimentos, bebidas e fumo; Tecidos, vestuário e calçados; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Móveis e eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Livros, artigos culturais; Outros produtos do comércio varejista);

• Atacado (Alimentos, bebidas e fumo; Artigos de uso pessoal e doméstico; Produtos intermediários não-agropecuários, resíduos e sucatas; Outros produtos do comércio atacadista).

Período de coleta:: Nas três primeiras semanas do mês vigente
Periodicidade:: MensalPrimeira observação:: Março de 2010

.

 
Conheça os serviços que o IBRE oferece.
Saiba como o IBRE pode ajudar seu negócio
Fale Conosco
Para dúvidas, sugestões e informações gerais, entre em contato com: E-mail: ibre@fgv.br Telefone: (21) 3799-6799 Fax: (21) 3799-6774 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
 
Revista Conjuntura
Econômica

faleconosco_novo2Para assinaturas, anúncios e/ou informações sobre a Revista Conjuntura Econômica, ligue para (21) 3799-6844 (Rio de Janeiro), 0800.025.7788 (demais estados) ou envie e-mail para conjunturaeconomica@fgv.br..

Termos de Uso|Mapa do Site|Fale Conosco
Copyright IBRE - Todos Direitos Reservados