Login:
Senha:
 
Bem vindo,   Sair
Página Inicial|Atendimento ao Cliente|Mapa do Site|Fale Conosco| Newsletter
Buscar:
Tendências Econômicas
Sondagens e Índices de Confiança
Indicadores de Ciclos Econômicos
Ciclos da Economia
Ciclos das Variáveis de Mercado de Trabalho
CODACE
Indicadores de Ciclos Econômicos

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), em parceria com o The Conference Board (TCB), instituição independente de âmbito global para realização de pesquisas e seminários sobre negócios produzem um indicador mensal cujo objetivo é antecipar a direção da economia brasileira no curto prazo: o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE).

O indicador permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões já cobertos pelo TCB: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido.

Complementar ao IACE, o FGV/IBRE e o The Conference Board coordenam o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais e a intensidade da atividade econômica em bases mensais. Com uma série desde 1996, o IACE teria antecipado, de maneira confiável, todas as quatro recessões identificadas pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do IBRE (CODACE) durante este período.

Para acessar as publicações destes Indicadores clique nos links abaixo:

Resultados: Clique em Categoria e selecione Indicadores Antecedentes e Coincidentes.

Mídia: Em Categoria selecione Indicadores Antecedentes e Coincidentes.

Indicadores de Ciclos Econômicos
Componentes do IACE: O IACE é composto por oito componentes: Índices de Expectativas das sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor; Índice de produção física de bens de consumo duráveis; Índice de quantum de exportações; Índice de Termos de troca; Ibovespa; e Taxa referencial de swaps DI pré-fixada - 360 dias.
Componentes do ICCE: O ICCE é constituído pelos seguintes componentes: Índice de produção física da Indústria; Consumo de energia elétrica na indústria; Índice de volume de vendas do comércio varejista; Expedição de papel e papelão ondulado; Número de pessoas ocupadas; e Rendimento médio real do trabalho assalariado.
Periodicidade: Mensal
Lançamento: Julho de 2013
Sobre o The Conference Board:

O The Conference Board é uma instituição independente de âmbito global para realização de pesquisas e seminários sobre negócios, que trabalha para o interesse público. Sua missão é equipar as principais companhias internacionais com conhecimentos práticos necessários à melhoria de seu desempenho e para melhor servirem a sociedade. www.conferenceboard.org

O TCB é uma entidade sem fins lucrativos sediada no Estados Unidos da América que produz desde 1996 índices econômicos, época que foi selecionado pelo U.S. Department of Commerce Bureau of Economic Analysis a assumir a responsabilidade pelo cálculos dos indicadores antecedentes americanos. O Conference Board expandiu o programa global desde meados da década de 1990.

 
Conheça os serviços que o IBRE oferece.
Saiba como o IBRE pode ajudar seu negócio
Fale Conosco
Para dúvidas, sugestões e informações gerais, entre em contato com: E-mail: ibre@fgv.br Telefone: (21) 3799-6799 Fax: (21) 3799-6774 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
 
Revista Conjuntura
Econômica

faleconosco_novo2Para assinaturas, anúncios e/ou informações sobre a Revista Conjuntura Econômica, ligue para (21) 3799-6844 (Rio de Janeiro), 0800.025.7788 (demais estados) ou envie e-mail para conjunturaeconomica@fgv.br..

Termos de Uso|Mapa do Site|Fale Conosco
Copyright IBRE - Todos Direitos Reservados