Login:
Senha:
 
Bem vindo,   Sair
Página Inicial|Atendimento ao Cliente|Mapa do Site|Fale Conosco| Newsletter
Buscar:
Tendências Econômicas
Sondagens e Índices de Confiança
Indicadores de Ciclos Econômicos
CODACE
Índice de Incerteza da Economia
ICOMEX
Monitor do PIB
Monitor do PIB
O Monitor do PIB/FGV estima mensalmente o PIB brasileiro em volume, em valor corrente e em valor constante a preços de 1995. O objetivo de sua criação foi prover a sociedade de um indicador mensal do PIB, tendo como base a mesma metodologia das Contas Nacionais do IBGE. Sua série inicia-se em 2000 e incorpora todas as informações disponíveis das Contas Nacionais do IBGE (Tabelas de Recursos e Usos, até o último ano de divulgação) bem como as informações das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE (CNT), até o último trimestre divulgado.

O indicador é ajustado as CNT sempre que há mudanças metodológicas e a cada trimestre divulgado. Desta forma, nos trimestres calendários, as médias trimestrais dos índices mensais de volume do Monitor do PIB/FGV serão iguais aos indicadores trimestrais da série encadeada, sem ajuste sazonal, das CNT. No caso dos valores nominais e reais, os valores trimestrais correspondem a soma dos valores mensais.

Nos trimestres calendário, antes da divulgação do indicador das CNT pelo IBGE, são utilizados os mesmos modelos do IBGE para calcular todas as séries desagregadas com ajuste sazonal, tanto pela ótica da oferta, como da demanda. Já, para o ajuste sazonal mensal utiliza-se o modelo mensal do IBC-Br. Para o cálculo dos trimestres móveis utiliza-se uma média desses ajustes mensais.

Assim, as estimativas do Monitor do PIB/FGV antecedem as Contas Nacionais Trimestrais do IBGE nos meses em que este é divulgado. E, nos meses em que não há divulgação, o Monitor representa uma excelente antecipação para as tendências do PIB e seus componentes.

O Monitor do PIB/FGV compõe-se de um relatório descrevendo os principais resultados com ilustrações gráficas e de uma tabela Excel com informações das 12 atividades econômicas que agrupadas formam os 3 setores de atividade (agropecuária, indústria e serviços). Apresenta, ainda, o Valor Adicionado a preços básicos, os impostos sobre os produtos e o PIB. Apresenta também os componentes do PIB pela ótica da demanda.

Outro ponto a ser destacado é que o Monitor torna disponíveis desagregações que não são divulgadas pelo IBGE, mas que são relevantes para um melhor entendimento da absorção doméstica e da demanda externa. As desagregações disponibilizadas pelo Monitor são:

Consumo das Famílias - desagregado por categorias de uso em: bens de consumo duráveis, semiduráveis, não duráveis e serviços. Adicionalmente eles são classificados em nacionais e importados;

Formação Bruta de Capital Fixo - desagregado em: máquinas e equipamentos, construção e outros. Para máquinas e equipamentos e outros, há a desagregação entre nacionais e importados;

Exportações e Importações - desagregadas em: produtos agropecuários, produtos da extrativa mineral, produtos industrializados de consumo (duráveis, semiduráveis e não duráveis), produtos industrializados de uso intermediário, bens de capitais e serviços.

São divulgadas as séries de base móvel, séries encadeadas, séries encadeadas dessazonalizadas, as taxas mensais, trimestrais e anuais comparadas a igual período do ano anterior e as taxas mensais e trimestrais comparadas a período imediatamente anterior. Uma metodologia detalhada está disponível no link abaixo:
 
O IBRE oferece a você serviços de atualização através de alertas e boletins periódicos por email.
Newsletter e Alertas
Conheça os serviços que o IBRE oferece.
Saiba como o IBRE pode ajudar seu negócio
Fale Conosco
Para dúvidas, sugestões e informações gerais, entre em contato com: E-mail: ibre@fgv.br Telefone: (21) 3799-6799 Fax: (21) 3799-6774 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
 
Revista Conjuntura
Econômica

faleconosco_novo2Para assinaturas, anúncios e/ou informações sobre a Revista Conjuntura Econômica, ligue para (21) 3799-6844 (Rio de Janeiro), 0800.025.7788 (demais estados) ou envie e-mail para conjunturaeconomica@fgv.br..

Termos de Uso|Mapa do Site|Fale Conosco
Copyright IBRE - Todos Direitos Reservados