Login:
Senha:
 
Bem vindo,   Sair
Página Inicial|Atendimento ao Cliente|Mapa do Site|Fale Conosco| Newsletter
Buscar:
Tendências Econômicas
Sondagens e Índices de Confiança
Sondagem da Indústria
Sondagem do Consumidor
Sondagem da América Latina
Sondagem de Serviços
Sondagem do Comércio
Sondagem da Construção
Sondagem de Investimentos
Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores
Índice de Confiança Empresarial
Indicadores de Ciclos Econômicos
CODACE
Índice de Incerteza da Economia
ICOMEX
Monitor do PIB
Índice de Confiança Empresarial

A partir de maio de 2017, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) passa a divulgar mensalmente três indicadores agregados de confiança empresarial: o Índice de Confiança Empresarial (ICE), o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) e o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E). Estes indicadores são construídos pela agregação dos índices de confiança dos quatro setores monitorados hoje pela FGV/IBRE: Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. Além destes indicadores com divulgação pública, alguns quesitos das sondagens empresariais estarão disponíveis na forma agregada aos usuários do serviço FGV Confiança.

Considerações Gerais
As sondagens de tendência são levantamentos estatísticos que têm por finalidade gerar informações relevantes para o monitoramento da situação corrente e antecipação de eventos futuros da economia. Os índices de confiança são os indicadores-síntese destas pesquisas. A FGV/IBRE é pioneira na produção deste tipo de pesquisa no Brasil, com a Sondagem da Indústria de Transformação, lançada em 1966 (a série atual, na classificação CNAE 2.0, tem início em janeiro de 2001). A seguir, foi criada a Sondagem de Serviços, em junho de 2008; a do Comércio, em março de 2010; e a da Construção, em julho de 2010.

As séries dos indicadores de Confiança Empresarial da FGV/IBRE têm início em junho de 2008, como uma agregação dos resultados dos setores da Indústria de Transformação e de Serviços. A partir de julho de 2010, ocorre a incorporação dos índices dos setores do Comércio e da Construção.
 
Conheça os serviços que o IBRE oferece.
Saiba como o IBRE pode ajudar seu negócio
Fale Conosco
Para dúvidas, sugestões e informações gerais, entre em contato com: E-mail: ibre@fgv.br Telefone: (21) 3799-6799 Fax: (21) 3799-6774 De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
 
Revista Conjuntura
Econômica

faleconosco_novo2Para assinaturas, anúncios e/ou informações sobre a Revista Conjuntura Econômica, ligue para (21) 3799-6844 (Rio de Janeiro), 0800.025.7788 (demais estados) ou envie e-mail para conjunturaeconomica@fgv.br..

Termos de Uso|Mapa do Site|Fale Conosco
Copyright IBRE - Todos Direitos Reservados