A Sondagem Econômica da América Latina é uma pesquisa trimestral que serve ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas. Realizada com base em informações prestadas por especialistas econômicos, a pesquisa é aplicada com a mesma metodologia, simultaneamente, em todos os países da região, método que permite a construção de um ágil e abrangente retrato da situação econômica de países e blocos econômicos. Em julho de 2009 foram consultados 149 especialistas em 16 países.
A pesquisa gera informações de natureza tanto qualitativa quanto quantitativa. O Índice de Clima Econômico (ICE) é o indicador síntese, composto pelos Índices da Situação Atual (ISA) e de Expectativas (IE), ambos de natureza qualitativa, referentes às questões da pesquisa que tratam da situação econômica geral do país no momento e nos seis meses seguintes.
As respostas individuais são combinadas para cada país sem qualquer ponderação. Para chegar ao valor médio de cada índice, atribui-se nove pontos às respostas positivas (+), 5 às respostas indiferentes (=) e 1 às respostas negativas (-). O ICE é uma média aritmética dos dois índices que o compõem.
O procedimento de agregação de dados para determinado grupo de países ou continente é feito de acordo com a participação relativa do comércio exterior (exportações + importações) de cada país em relação ao total da região.
Para acessar as publicações desta Sondagem clique nos links abaixo:
• Resultados: Clique em Subcategoria e selecione Sondagem da América Latina.
• Metodologia: Selecione Categoria e Subcategoria.
• Mídia: Em Categoria selecione Sondagens e Índices de Confiança; em Subcategoria selecione Sondagem da América Latina.
Índice de Confiança da América Latina em resumo
Principais usos:
Permite a construção de um ágil e abrangente retrato da situação econômica de países e blocos econômicos.
Abrangência Geográfica:
Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia,Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Abrangência Setorial:
As perguntas dizem respeito à economia como um todo.
Período de Coleta:
Ao longo dos meses de janeiro, abril, julho e outubro.
Para dúvidas, sugestões e informações gerais, entre em contato com:
E-mail: ibre@fgv.br
Telefone: (21) 3799-6799 Fax: (21) 3799-6774
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Revista Conjuntura
Econômica
Para assinaturas, anúncios e/ou informações sobre a Revista Conjuntura Econômica, ligue para (21) 3799-6844 (Rio de Janeiro), 0800.025.7788 (demais estados) ou envie e-mail para conjunturaeconomica@fgv.br..
O IBRE oferece a você serviços de atualização através de alertas e boletins periódicos por email.