Barômetros Econômicos Globais

Compartilhe

Barômetros Econômicos Globais

O FGV IBRE, em parceria com o KOF Swiss Economic Institute, produz mensalmente os Barômetros Econômicos Globais, cujo objetivo é a análise oportuna do desenvolvimento econômico global.

Os barômetros se dividem em dois indicadores: um coincidente, que reflete o estado atual da atividade econômica, e um antecedente, que dá um sinal cíclico da trajetória futura do desenvolvimento econômico mundial. Os dois indicadores são os resultados de pesquisas de tendência econômica realizadas em mais de 50 países, com o objetivo de alcançar a cobertura global mais ampla possível.

Metodologia:

O Barômetro Global Coincidente inclui mais de 1.000 séries temporais, enquanto o Barômetro Global Antecedente compreende mais de 600 séries temporais. A análise de correlação cruzada é usada para decidir quais séries temporais individuais são incluídas nos barômetros. Isso envolve correlacionar as séries temporais individuais com uma série de referência.

A série de referência usada é a taxa de crescimento anual do produto interno bruto global (PIB), em que os PIBs nacionais individuais são agregados em paridade de poder de compra para formar o PIB global. Uma série temporal só é incluída em um barômetro se mostrar uma correlação suficientemente alta e uma sincronização ou antecipação adequada com a série de referência.

As séries temporais individuais escolhidas são então agregadas aos dois barômetros usando o método dos mínimos quadrados parciais. A última etapa é dimensionar a série temporal do barômetro de forma que a média de longo prazo seja igual a 100 e o desvio padrão de longo prazo seja igual a 10.

Principais usos:
Acompanhamento e análise do desenvolvimento econômico global.

Abrangência geográfica:
Global (50+ países).

Periodicidade:
Mensal.

Série histórica:
Julho de 1991.