CODACE

Compartilhe

Comitê de Datação de Ciclos Econômicos

O Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE) tem como finalidade estabelecer cronologias de referência para os ciclos econômicos brasileiros. Em suas primeiras reuniões foram estabelecidas datações mensais e trimestrais para os ciclos de negócios ocorridos de 1980 em diante.

O CODACE é composto por seis membros:

• Affonso Celso Pastore (Coordenador, Diretor da AC Pastore & Associados)
• Edmar Bacha (Diretor, Iepe - Casa das Garças)
• João Victor Issler (Professor, FGV EPGE)
• Marcelle Chauvet (Professora, Universidade da Califórnia)
• Marco Bonomo (Professor, Insper)
• Paulo Picchetti (Professor, FGV EESP e FGV IBRE)

Filtre as últimas divulgações

Reunido em 27 de outubro de 2017, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE) identificou a ocorrência de um vale do ciclo de negócios brasileiro no quarto trimestre de 2016.

O Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), reunido em 30 de julho de 2015, identificou a ocorrência de um pico no ciclo de negócios brasileiro no primeiro trimestre de 2014.

Leia o estudo “Constructing Coincident Indices of Economic Activity for the Latin American Economy”, exposto por João Victor Issler no encontro.

Em 1º de março de 2013 foi realizada, no FGV/IBRE, a 3ª Reunião Extraordinária do CODACE (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos).

Em reunião realizada em 03 de fevereiro de 2010, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE) estabeleceu uma cronologia mensal de recessões para a economia brasileira entre 1980 e 2009.

O Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE) reuniu-se no dia 22 de dezembro de 2009, quando identificou a ocorrência de um vale no ciclo econômico brasileiro no primeiro trimestre de 2009.

O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) criou o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE) para estabelecer uma cronologia de referência para os ciclos econô