Divulgação diária | IIE-Br

Compartilhe

Divulgação diária | IIE-Br
Acesso exclusivo aos usuários do Terminal Bloomberg
Divulgação diária da mensuração da incerteza da economia

Com o objetivo de oferecer subsídios ao mercado para tomada de decisões, o FGV IBRE publica dados com atualização diária do Indicador de Incerteza Diário no Terminal Bloomberg. A informação próxima ao tempo real pode ajudar analistas macroeconômicos que trabalham com modelos mensais e trimestrais, na medida em que eles usufruirão de uma visão antecipada das tendências da incerteza. Esta informação é especialmente relevante nos tempos atuais, uma vez que a crise desencadeada pelo Covid-19 elevou os níveis de incerteza a patamares muito acima dos níveis históricos.

Com a informação atualizada diariamente, os operadores serão capazes de se posicionar no mercado da melhor forma possível.

A incerteza, como temos visto, é uma variável que afeta tanto decisões de investimento das empresas como despesas discricionárias de consumidores.

Disponibilização do Produto:

O FGV IBRE publicará no Terminal Bloomberg os indicadores totais (agregados) diariamente às 10h da manhã.

O acesso é exclusivo para os usuários do terminal Bloomberg e gratuito por um período limitado.

Índices componentes:

A metodologia do indicador diário é a mesma do indicador mensal. O Indicador de Incerteza da Economia é composto por duas medidas:

  • Indicador de Incerteza na Mídia (IIEBr-Mídia): Reflete a incidência de termos relacionados à incerteza em artigos publicados em seis dos principais jornais do país. Aproximadamente 30 mil notícias são analisadas todo mês. Esse indicador tem um peso de 80% no indicador agregado.
  • Indicador de Dispersão de Expectativas (IIEBr-Expectativa): Elaborado com base na dispersão das previsões de especialistas para três variáveis macroeconômicas: taxa de câmbio e Selic, 12 meses à frente e o IPCA acumulado para os próximos 12 meses, divulgados pelo Banco Central. Esse indicador tem um peso de 20% no indicador agregado.

Cálculo do Indicador de Incerteza:

IIE-BR = IIEBr-Mídia * 0,8 + IIEBr-Expectativa * 0,2

O período de coleta de informações para o índice mensal e os índices diários é diferente. As informações obtidas para o cálculo do indicador diário são coletadas em três períodos: nos últimos 28 dias, nos últimos 7 dias e nos últimos 3 dias. O Indicador de Mídia é divulgado diariamente com dados coletados nos 3 dias anteriores, a fim de possibilitar maior frequência na percepção de incerteza, enquanto o Indicador de Expectativas não é divulgado na versão diária.

Códigos para os tickers da divulgação diária do IIE-Br na Bloomberg:

  • FGVUTOTL Index FGV Uncertainty Index Total 28 Days Total 28D
  • FGVUMDIA Index FGV Uncertainty Index Media 28 Days Media 28D
  • FGVUTOT7 Index FGV Uncertainty Index Total 7 Days Total 7D
  • FGVUMDI7 Index FGV Uncertainty Index Media 7 Days Media 7D
  • FGVUMDI3 Index FGV Uncertainty Index Media 3 Days Media 3D
Acesse os indicadores do FGV IBRE no Terminal Bloomberg