Economia Aplicada

Podcast

Siga nossas redes sociais

A Economia Aplicada é a área do FGV IBRE responsável pelo cálculo das projeções macroeconômicas publicadas mensalmente no Boletim Macro IBRE. Entre as atividades dos pesquisadores da Economia Aplicada também está a elaboração de estudos e análises da evolução de temas-chave para o crescimento brasileiro, como emprego, investimento, produtividade, política monetária, contas públicas e comércio exterior, bem como avaliações do impacto macroeconômico de políticas públicas, leis e regulações, vigentes ou em discussão.

Para realizar essa tarefa, a Economia Aplicada está atualmente divida em três segmentos: Análise Conjuntural, Política Econômica, Produtividade e Mercado de Trabalho. O reconhecimento da importância desse trabalho capitaneado pelo FGV IBRE é refletido na ampla repercussão gerada por cada estudo, seja entre gestores públicos, atores de mercado e na mídia nacional, amplificando seus resultados a toda a sociedade, estimulando o debate em prol do desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil.

 

ANÁLISE CONJUNTURAL

A partir de análises aprofundadas dos principais indicadores da economia brasileira e internacional, nossos pesquisadores traçam projeções relacionadas a atividade econômica, inflação, e política monetária e fiscal.

Acesse o Boletim Macro

 

 

PRODUTIVIDADE E MERCADO DE TRABALHO

Nossos estudos e análises, sustentados por uma ampla base de dados, jogam luz sobre a questão da produtividade no país, a fim de contribuir para a formulação de políticas que impulsionem o desenvolvimento.
  

Observatório de Produtividade Regis Bonelli

 

 

POLÍTICA ECONÔMICA

Nossos economistas consolidam dados públicos, produzem pesquisas e análises relacionadas ao tema da macroeconomia aplicada, qualificando o debate sobre a política econômica do país.
  

Observatório de Política Fiscal

YouTube: Observatório de Política Fiscal

Conheça o Núcleo de Política Econômica


Pesquisadores