Sondagem da Construção

Share

Sondagem da Construção

A Sondagem da Construção é uma pesquisa que gera, mensalmente, um conjunto de informações usados no monitoramento e antecipação de tendências econômicas do setor.

Tendo como referência as melhores práticas internacionais para pesquisas do gênero, a Sondagem tem como um de seus principais atributos a rapidez com que é produzida e divulgada, tornando-se uma ferramenta essencial à análise de conjuntura e à tomada de decisão nos âmbitos público e privado.

O questionário básico da Sondagem da Construção é composto por 11 perguntas direcionadas exclusivamente à atividade econômica da empresa. Abrangem temas como o nível atual de demanda, absorção de mão de obra, acesso ao crédito e situação geral dos negócios.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) é o indicador-síntese da pesquisa, composto por quatro quesitos: Situação Atual dos Negócios, Carteira de Contratos, Expectativas com relação à evolução do Volume de Demanda nos três meses seguintes e Expectativas em relação à evolução da Situação dos Negócios da Empresa nos seis meses seguintes.

Principais usos:
Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Abrangência geográfica:
Nacional.

Abrangência setorial:
• Preparação do terreno, Construção de edifícios e obras de engenharia civil, Obras de infraestrutura para engenharia elétrica e para telecomunicações, Obras de instalações e Obras de acabamento.
• Saídas Especiais: Obras de infraestrutura e Serviços especializados para Construção.

Período de coleta:
Três primeiras semanas de cada mês.

Periodicidade:
Mensal.

Série histórica:
Julho de 2010.