O futuro nem tão incerto da transição energética

Podcast

Share

O futuro nem tão incerto da transição energética

Estresse global na energia inclui Costa Oeste dos EUA e principalmente Europa, com ameaça a fornecimento no inverno. Mas transição energética veio para ficar e é hora de criar condições de investimento, e não só no setor elétrico.

Vivemos tempos estranhos. São muitos os fatores de estresse: guerra na Ucrânia, elevação nos preços de energia e preocupações com segurança energética que substituem na agenda a urgência da descarbonização; pressões inflacionárias e seus impactos sobre pessoas e empresas, que demandam respostas e recebem atenção e geram respostas políticas, nem sempre certas; pressões nas cadeias de suprimento; tensões geopolíticas e instabilidade e transições políticas, caso da Itália e do Brasil.  

Problemas em energia aparecem também na Costa Oeste dos Estados Unidos, que tem sofrido com elevadas temperaturas em ondas de calor extremo. Para enfrentar os impactos e o estresse sobre o setor elétrico, que tem atingido recordes históricos de demanda, o governo da California tem emitido Flex-Alerts através do Office of Emergency Services (Cal OES). Os consumidores são notificados por meio de mensagens de texto pedindo que a população reduza consumo não essencial de eletricidade. Os benefícios são na conta e na segurança do fornecimento.

Confira na íntegra no Blog do IBRE

See too