STR_INDICADORES_CICLOS_ECONOMICOS

Indicadores de Ciclos Econômicos

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), em parceria com o The Conference Board (TCB), instituição independente de âmbito global para realização de pesquisas e seminários sobre negócios produzem um indicador mensal cujo objetivo é antecipar a direção da economia brasileira no curto prazo: o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE).

O indicador permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões já cobertos pelo TCB: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido.

Complementar ao IACE, o FGV/IBRE e o The Conference Board coordenam o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais e a intensidade da atividade econômica em bases mensais. Com uma série desde 1996, o IACE teria antecipado, de maneira confiável, todas as quatro recessões identificadas pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do IBRE (CODACE) durante este período.

Para acessar as publicações destes Indicadores clique nos links abaixo:

Resultados: Clique em Categoria e selecione Indicadores Antecedentes e Coincidentes.

Mídia: Em Categoria selecione Indicadores Antecedentes e Coincidentes.