Indicadores de Ciclos Econômicos

Compartilhe

Indicadores de Ciclos Econômicos

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), em parceria com o The Conference Board (TCB), instituição independente de âmbito global para realização de pesquisas e seminários sobre negócios produzem um indicador mensal cujo objetivo é antecipar a direção da economia brasileira no curto prazo: o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE).

O indicador permite uma comparação direta dos ciclos econômicos do Brasil com os de outros 11 países e regiões já cobertos pelo TCB: China, Estados Unidos, Zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, Japão, México, Coréia, Espanha e Reino Unido.

Complementar ao IACE, o FGV/IBRE e o The Conference Board coordenam o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais e a intensidade da atividade econômica em bases mensais. Com uma série desde 1996, o IACE teria antecipado, de maneira confiável, todas as quatro recessões identificadas pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos do IBRE (CODACE) durante este período.