Sondagem de Serviços

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Sondagem de Serviços

A Sondagem do Setor de Serviços foi a primeira pesquisa conjuntural de âmbito nacional a levantar de forma sistemática informações sobre este segmento, que responde por mais de 63%% do PIB nacional (dado de 2016). O conjunto de resultados gerados mensalmente informa sobre tendências de curto prazo e o quadro geral das empresas do setor, indicadores relevantes na orientação da tomada de decisão empresarial e de política econômica.

A série histórica da Sondagem de Serviços teve início em junho de 2008. Os resultados são divulgados no máximo até o segundo dia útil do mês seguinte ao de referência, de acordo com calendário previamente divulgado no site do IBRE/FGV. A metodologia da pesquisa está alinhada à experiência internacional e enfatiza a evolução de variáveis relacionadas ao contexto operacional da empresa relevantes para a compreensão do estado geral dos negócios naquele segmento de atuação.

O questionário da Sondagem de Serviços é direcionado à empresa. Abrange temas como a situação dos negócios, volume de demanda, faturamento, preços e contingente de mão-de-obra.

As perguntas apresentam opções de resposta de natureza qualitativa (ex.: o volume de demanda atual pode ser forte/normal/fraco; a previsão para o total de pessoal ocupado pela empresa é de aumento/estabilidade/diminuição).

O horizonte temporal das perguntas pode ser classificado em quatro modalidades: observações a respeito do trimestre imediatamente anterior ao mês de referência da pesquisa; avaliações sobre o momento de realização da pesquisa; previsões para o trimestre que se inicia no mês de referência da pesquisa; e previsões para o semestre que se inicia no mês de referência da pesquisa, horizonte adotado somente no quesito relativo às perspectivas para a situação dos negócios.

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) é o indicador-síntese da pesquisa, composto por quatro quesitos: Volume de demanda atual, Situação Atual dos negócios e expectativas sobre Volume de demanda (três meses) e Situação dos negócios (seis meses).

A cobertura setorial é similar à da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do IBGE, abrangendo os setores de serviços excluindo governo, setor saúde, parte das atividades de ensino, setor financeiro e comércio (coberto em outra Sondagem da FGV/IBRE). Os resultados são divulgados para o Setor de Serviços como um todo, para 17 segmentos e duas saídas especiais.

Os segmentos setoriais são definidos de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 2.0 (CNAE 2.0), do IBGE.

A série histórica da Sondagem de Serviços na CNAE 2.0 inicia-se em junho de 2008.

Principais usos:

Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Abrangência Geográfica:

Nacional

Abrangência Setorial:

Serviços prestados às famílias
Serviços de alojamento
Serviços de alimentação
Atividades culturais, recreativas e esportivas
Serviços pessoais
Atividades de ensino continuado
 
Serviços de informação e comunicação 
Telecomunicações
Tecnologia da informação
Serviços audiovisuais; Edição e edição integrada à impressão; Agências de notícias e outros serviços de informação
 
Serviços profissionais, administrativos e complementares
Atividades jurídicas, contábeis e de assessoria empresarial
Serviços de arquitetura e engenharia; Testes e análises técnicas
Publicidade, design e atividades fotográficas
Aluguéis não imobiliários e gestão de ativos intangíveis não financeiros
Seleção, agenciamento e locação de mão de obra
Agências de viagens, operadores turísticos e outros serviços de turismo
Serviços de investigação, vigilância, segurança e transporte de valores
Serviços para edifícios e atividades paisagísticas; Serviços de escritório e apoio administrativo; Outros serviços prestados principalmente às empresas
 
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio
Transporte rodoviário
Transporte ferroviário e metroferroviário; Transporte dutoviário
Transporte aéreo
Transporte aquaviário
Armazenamento e atividades auxiliares aos transportes
Correio e outras atividades de entrega
 
Atividades imobiliárias

Serviços de manutenção e reparação

Outras atividades de serviços
Serviços auxiliares financeiros, dos seguros e da previdência complementar
Serviços auxiliares da agricultura, pecuária e produção florestal; Esgoto, coleta, tratamento e disposição de resíduos e recuperação de materiais

Período de coleta:

Nas três primeiras semanas de cada mês

Periodicidade:

Mensal

Primeira observação:

Junho de 2008