STR_SONDAGENS_CONSUMIDOR

Índice de Confiança do Consumidor

A Sondagem de Expectativas do Consumidor da FGV/IBRE é uma pesquisa mensal que procura captar o sentimento do consumidor em relação a situação geral da economia e de suas finanças pessoais. Quando o consumidor está satisfeito e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais. Quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. A confiança do consumidor, portanto, atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico. O acompanhamento do sentimento do consumidor tem como objetivo sinalizar as suas decisões de gastos e poupança futuras, constituindo indicadores úteis na antecipação dos rumos da economia no curto prazo. 

Inspirada nos indicadores de confiança do consumidor calculados nos EUA e na Comunidade Europeia, a pesquisa obtém avaliações e previsões dos consumidores a respeito da situação econômica local e da própria família no momento da pesquisa e nos seis meses seguintes, além do mercado de trabalho e sobre intenções de compras de bens de alto valor nos seis meses seguintes, além de outras perguntas. 

Iniciada em 2002, a pesquisa teve revisão metodológica em outubro de 2005, quando foi adequada às melhores e mais recentes práticas internacionais. A coleta de dados envolve uma rede de mais de dois mil informantes em sete das principais capitais brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A margem de erro é de 2,2% e a confiabilidade probabilística, 95%.