Índice de Confiança Empresarial

Podcast

Siga nossas redes sociais

Índice de Confiança Empresarial (ICE)

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) agrega os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. Os segmentos cobertos pelas pesquisas representam mais de 50% da economia nacional. 

As sondagens de tendência são levantamentos estatísticos que têm por finalidade gerar informações relevantes para o monitoramento da situação corrente e antecipação de eventos futuros da economia. Os índices de confiança são os indicadores-síntese destas pesquisas.

Além do ICE, são produzidos os subíndices de Situação Atual Empresarial (ISA-E) e de Expectativas Empresariais (IE-E), que retratam a percepção em relação ao momento atual e o grau de otimismo em relação ao futuro próximo (três a seis meses), respectivamente.

O acesso aos índices, que são divulgados mensalmente, é gratuito. Os demais quesitos das sondagens empresariais estão disponíveis de forma agregada aos usuários do serviço FGV Confiança.

Metodologia:

Índice de Confiança Empresarial (ICE): agregação ponderada dos índices de confiança sem ajuste sazonal dos quatro setores pesquisados pela FGV: Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção.

Situação Atual Empresarial (ISA-E)/Expectativas Empresariais (IE-E): agregação ponderada dos índices de situação atual/expectativas sem ajuste sazonal dos quatro setores pesquisados pela FGV: Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção.

Cada índice é ajustado sazonalmente pelo método X-13 Arima Seats, em frequência mensal, ou seja, a cada nova observação as séries históricas com ajuste sazonal serão revisadas. Os índices também são padronizados para refletirem média 100 e desvio-padrão 10 no período entre julho de 2010 e junho de 2015.

Principais usos:
Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Abrangência geográfica:
Nacional.

Periodicidade:
Mensal.

Série histórica:
Janeiro de 2001.