Metodologias

Compartilhe

As metodologias dos índices de inflação registram as operações técnicas utilizadas para o cálculo deste tipo de indicador econômico. Já as notas técnicas informam as alterações nos procedimentos adotados na metodologia, além de registrar melhorias e aperfeiçoamentos na metodologia do cálculo dos índices de preços.

Esta seção disponibiliza o acesso às Metodologias e Notas Técnicas publicadas referentes aos indicadores econômicos produzidos e às pesquisas realizadas pelo IBRE.

O FGV IBRE comunica  a atualização da estrutura de ponderação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e dos índices de custo da construção (ICC) de suas sete cidades componentes, a partir de julho de 2023. A mudança abrange as versões INCC-10, INCC-M e INCC-DI.

Neste estudo, analisamos os resultados de um índice experimental, criado para calcular a inflação brasileira de forma análoga à dos índices da família conhecida por PCE, ou Personal Consumption Expenditures (índices das despesas pessoais de consumo). Os índices deste tipo são muito usados em análises macroeconômicas, uma popularidade que pode ser comprovada pela adoção, em 2012, do PCE…

O FGV IBRE comunica antecipadamente a atualização da estrutura de ponderação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e dos índices de custo da construção (ICC) de suas sete cidades componentes, a partir de julho de 2023. A mudança abrangerá as versões INCC-10, INCC-M e INCC-DI.

Metodologia da Sondagem do Mercado de Trabalho, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), atualizado em dezembro de 2022.

Metodologia do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), atualizado em janeiro de 2022.

Metodologia do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atualizado em maio de 2021.

Metodologia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atualizado em abril de 2021.