Metodologias

Compartilhe

As metodologias dos índices de inflação registram as operações técnicas utilizadas para o cálculo deste tipo de indicador econômico. Já as notas técnicas informam as alterações nos procedimentos adotados na metodologia, além de registrar melhorias e aperfeiçoamentos na metodologia do cálculo dos índices de preços.

Esta seção disponibiliza o acesso às Metodologias e Notas Técnicas publicadas referentes aos indicadores econômicos produzidos e às pesquisas realizadas pelo IBRE.

Metodologia do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atualizado em maio de 2021.

Metodologia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atualizado em abril de 2021.

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) comunica a revisão das séries dessazonalizadas de suas sondagens de tendência em Janeiro de 2020. Os testes de identificação de sazonalidade foram realizados a partir das séries completas, disponíveis até dezembro de 2019. O algoritmo de ajuste sazonal (X13 Arima Seats) e os demais aspectos metodológicos foram mantidos…

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) comunica a revisão das séries dessazonalizadas de suas sondagens de tendência em Janeiro de 2019. Os testes de identificação de sazonalidade foram realizados a partir das séries completas, disponíveis até dezembro de 2018. O algoritmo de ajuste sazonal (X13 Arima Seats) e os demais aspectos metodológicos foram mantidos…