STR_IBRE_QUEM_SOMOS

Missão e História

O Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) foi criado em 1951. É a unidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) que tem por missão pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas, de alta qualidade, que sejam relevantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas ou da ação privada na economia brasileira, estimulando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país.

Desde a sua criação, o IBRE desenvolve estudos sócio econômicas, pesquisas, análises e diversos indicadores baseados no levantamento de dados econômicos, financeiros e empresariais. Entre as estatísticas econômicas produzidas pelo IBRE destacam-se os índices de preço e os indicadores de tendências e ciclos de negócio, de ampla utilização por estudiosos, analistas da economia brasileira e gestores na esfera pública e privada.

Econômica Aplicada

A Econômica Aplicada reúne pesquisadores do mais alto nível, cujos trabalhos e atuação em congressos, eventos e seminários reforçam o posicionamento da FGV como “think tank” das questões econômicas e sociais do país.

Produção Estatística

Mensalmente, a partir dos seus 28 escritórios (15 postos avançados e 13 escritórios), situados em todas as capitais brasileiras, o IBRE capta cerca de 300 mil preços de produtos e serviços e dados de natureza econômica, de mais de 19 mil informantes em todo o país. Para isso possui um quadro permanente de profissionais especializados na aplicação de ciências econômicas e sociais e de métodos estatísticos.

São ofertados como bens públicos os indicadores e relatórios no nível mais sintético. No nível analítico e detalhado as informações são oferecidas como um serviço de banco de dados, acessado através de assinaturas (licenças de uso).

Consultoria

A experiência acumulada pelo IBRE na aplicação de pesquisas e apuração de indicadores disponibilizados ao grande público pode ser utilizada no desenvolvimento de pesquisas e indicadores customizados, para atendimento a necessidades específicas de entidades públicas e privadas, com benefícios significativos.

Para tal fim, o IBRE oferece consultoria aos clientes, compreendendo aplicação de pesquisas, estudos setoriais e projeções, suporte técnico para a especificação e uso de indicadores econômicos, além da produção regular de indicadores sob encomenda.

Publicações

Revista Conjuntura Econômica - O IBRE edita desde 1947 a revista Conjuntura Econômica, a mais antiga e influente publicação do gênero sobre economia do país. Com periodicidade mensal, tem circulação nacional.

Boletim Macro IBRE – produzido pelos pesquisadores do IBRE, sob a coordenação da área de Economia Aplicada, o Boletim Macro traz, mensalmente, projeções sobre a economia brasileira como PIB, inflação, mercado de trabalho, comercio exterior, taxa de juros, câmbio, entre outros.

Publicações IBRE – coordenadas pela equipe da Economia Aplicada, a série, iniciada em 2011, tem como objetivo difundir, através da publicação de livros, estudos e pesquisas relevantes para o cenário econômico, refletindo o papel do IBRE como um importante fórum de debates sobre o aperfeiçoamento das políticas públicas brasileiras.

Eventos

São realizados seminários pelo corpo técnico do IBRE com o objetivo de discutir e auxiliar na formulação de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país.