Aposta para crescer

Podcast

Siga nossas redes sociais

Enviado por Ícaro Silva Jatobá em Seg, 09/09/2024 - 15:07

Ceará soma forças para transformar a economia a partir da transição energética.

Imagem
Revista Conjuntura Econômica | setembro de 2024
Sumário
Revista Conjuntura Econômica | setembro de 2024

Carta do IBRE
Nova renegociação da dívida estadual aponta mudança no regime fiscal
O Senado aprovou em meados de agosto o projeto de lei complementar (PLP) 121/2024, de renegociação das dívidas dos estados com o governo federal. Segundo Manoel Pires, coordenador do Centro de Política Fiscal e Orçamento Público do FGV IBRE, quando visto em conjunção com o novo arcabouço fiscal, aponta uma mudança no regime fiscal do Brasil, fortalecendo o vínculo entre receita e despesa. Assim como a União, os estados vão gastar se tiverem receita, o que cria algum viés pró-aumento de carga tributária. Por outro lado, só se gasta se houver receita, o que muda a tendência no Brasil de se criar despesas primeiro, para depois se buscar formas de financiá-las.

Ponto de Vista
O jeito petista de governar
O jeito petista de governar é puxar o crescimento liderado pela demanda até o limite da capacidade produtiva da economia. Em algum momento virá um ajuste. Não conseguimos aprender que a estabilidade da economia com a máxima suavização do ciclo econômico é um dos fatores mais importantes para gerar previsibilidade e estímulo ao investimento a longo prazo. A justificativa para o açodo é que “quem tem fome tem pressa”. A frase é bonita. Cunhada pelo grande brasileiro Betinho. No entanto, em se tratando da América Latina e do seu populismo congênito, não parece ser uma boa diretriz para a política econômica.

Entrevista
"A avaliação em larga escala no Brasil atingiu um platô”
Palco de políticas que transformaram o ensino fundamental público, como o caso de Sobral, o Ceará também é sede de um programa que visa tornar as avaliações educacionais mais detalhadas e frequentes, e que desde 2020 já é adotado no ensino médio do estado. O matemático Jorge Lira, coordenador do centro responsável por esse projeto, conta à Conjuntura Econômica como se deu o processo de elaboração dessas avaliações, os resultados na aprendizagem em meio à pandemia, bem como o desdobramento dessa política em um projeto piloto voltado aos finais do ensino fundamental.

Capa | Ceará
Aposta para crescer
Com desenvolvimento de hub de hidrogênio verde no Complexo Industrial do Porto do Pecém, o Ceará busca um novo impulso na economia. De projetos de capacitação profissional a estudos para ampliação da capacidade de geração de energia solar e eólica, são várias as iniciativas à espera da confirmação dos primeiros contratos de H2V.

Saneamento
Desafios no caminho da universalização
Em seminário, representantes do setor de saneamento apontam a importância que a agenda ambiental tem ganhado na atividade das companhias, somando-se ao compromisso de universalização dos serviços previsto no marco legal. Tarefas que por si só já compreendem um desafio gigantesco de financiamento, mas que podem ser comprometidas diante de novas regras que tendem a afetar o equilíbrio econômico-financeiro das companhias, alertam.

Artigos
A reforma tributária e a tragédia para o saneamento básico - Neuri Freitas
Os serviços e a rigidez do patamar inflacionário de 4% - Nelson Marconi
Competição e inovação - Mauricio Canêdo Pinheiro
3Reforma trabalhista: geração de empregos alternativos por setor - Bruno Ottoni
(Des)enrola para decolar ou aterrissar? - José Roberto Afonso
A Dutra e o financiamento de projetos no Brasil - Marcelo Miterhof
Aprendizados em pós-desastres - Luiz Firmino Pereira e Rafael Souza

Data
Exclusivo para assinante?
Não
Número de edição
09
Volume
77