O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE
- | Prêmio salarial do ensino superior ainda é vantajoso? Levantamento de pesquisadores do IBRE indica que sim
O diferencial salarial do ensino superior no Brasil caiu nos últimos 12 anos, mas ainda se mostra claramente compensador, com vantagens adicionais diante da popularização da Inteligência Artificial generativa.
Após seis altas consecutivas, o ICE recuou em setembro, refletindo um movimento marcado por elementos de acomodação e cautela nas expectativas. Entre os índices setoriais, todos registram queda exceto o Comércio.
O IPC-S da quarta quadrissemana de setembro de 2024 subiu 0,63% e acumula alta de 4,55% nos últimos 12 meses.
O pacote de estímulos anunciado na semana passada pelo banco central chinês para conter a desaceleração econômica do país ainda está se refletindo nos mercados, com as bolsas de valores na China abrindo a semana com desempenho não visto há mais de
O IPC-S da quarta quadrissemana de setembro de 2024 subiu 0,63% e acumula alta de 4,55% nos últimos 12 meses.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE recuou 0,8 ponto em setembro, para 96,9 pontos, registrando apenas a segunda queda do ano. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,2 ponto.
Os dados sugerem que ocorreu um aumento do nível e não uma aceleração duradoura do crescimento da produtividade. Caso isso se confirme, teria havido uma elevação temporária e não permanente do crescimento do PIB potencial.
Na semana passada, o FGV IBRE promoveu um webinar para apresentar a evolução do Índice de Preços dos Gastos Familiares (IPGF), criado em 2023 como um complemento para a análise da inflação brasileira.
O Indicador de Inc