Ainda em nível elevado, os Barômetros Globais sinalizam desaceleração no terceiro trimestre

A queda dos Barômetros Econômicos Globais em agosto reflete em parte a desaceleração das taxas interanuais de crescimento econômico mundial no terceiro trimestre de 2021, uma vez que o período-base de comparação deixa de ser o fraco segundo trimestre de 2020. Os níveis dos indicadores são ainda elevados e compatíveis com a continuidade da atual fase de retomada da economia mundial.

Barômetros Econômicos Globais Coincidente e Antecedente
O Barômetro Econômico Global Coincidente recua 10,1 pontos em agosto, para 118,1 pontos. O Barômetro Econômico Global Antecedente recua 11,3 pontos, para 112,7 pontos. Todas as regiões pesquisadas evoluem de forma negativa em agosto, com quedas mais acentuadas na região da Ásia, Pacífico & África em ambos os indicadores.

O relaxamento de restrições à mobilidade possibilitado pelo avanço da imunização na maioria dos países vem dando continuidade à retomada do nível de atividades. Porém, essa retomada mostra desaceleração no início do segundo semestre do ano, em função de preocupações com novas variantes do vírus. Adicionalmente, a restrição de disponibilidade de insumos para a indústria, observada em todas as regiões, exerce pressões sobre custos de produção, o que por sua vez levanta preocupações em relação à evolução da política monetária, tanto em países centrais quanto emergentes”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.

Barômetro Coincidente – Indicadores de regiões e setores
A região da Ásia, Pacífico & África contribui com a maior parcela, de 6,3 pontos, para a queda do Barômetro Global Coincidente, seguida pelo Hemisfério Ocidental, com 2,0 pontos, e a Europa, com 1,8 ponto. O resultado reflete em grande parte a natural desaceleração das taxas interanuais de crescimento do PIB mundial na medida em que a economia se afasta do período-base do segundo trimestre de 2020. Todas as regiões ainda registram indicadores acima do nível médio histórico de 100 pontos. O gráfico no press release ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação aos 100 pontos.

Todos os cinco setores da pesquisa contribuem de forma negativa para o resultado agregado do Barômetro Coincidente em agosto. O indicador que mede a evolução das economias em nível agregado (Economia) e a Indústria exercem a maior contribuição para a queda no mês, apesar de ainda apresentarem níveis elevados. O indicador do Setor de Serviços recuou expressivamente pelo segundo mês seguido, mas ainda registra o maior nível entre os setores. É possível que a dificuldade de se controlar novas variantes do coronavírus esteja dificultando o retorno sustentável deste setor.

Barômetro Antecedente – Indicadores de regiões e setores
O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial em três a seis meses. Os indicadores antecedentes das três regiões contribuem de forma negativa para o resultado do Barômetro Antecedente em agosto. A região da Ásia, Pacífico & África contribui com 7,8 pontos para a queda, o Hemisfério Ocidental com -1,9 ponto, e a Europa com -1,6 ponto. A desaceleração do ritmo excepcionalmente forte de expansão deve, portanto, continuar nos próximos meses. Além da desaceleração do crescimento, a piora do quadro sanitário em algumas regiões e gargalos no abastecimento de diversos insumos produtivos podem estar colaborando para a queda dos indicadores.

Houve queda de todos os indicadores antecedentes setoriais em agosto, com destaque para a Indústria, setor que dominou a recuperação da economia mundial até o início de 2021. Apesar das quedas, os setores de Serviços, a Construção e o Comércio continuam registrando níveis que refletem otimismo no curto prazo.