Análise do PIB Nordeste

Com o objetivo de analisar a economia da região, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), que irá implantar ainda neste primeiro semestre o Centro de Desenvolvimento do Nordeste, com sede em Fortaleza, no Ceará, traz neste relatório uma breve análise geral da economia nordestina de forma a descrever, em duas seções, aspectos estruturais e conjunturais da região.

Na primeira é realizada a análise estrutural da economia do Nordeste nos anos de 2002 a 2020, período no qual há dados disponíveis do Sistema de Contas Regionais do IBGE (SCR-IBGE). São investigadas a participação da região nordestina e de seus estados no PIB nacional, com destaque para a composição do valor adicionado por atividades econômicas, e os ganhos e perdas de participação, por atividade econômica e estados da região. Ainda nesta seção, é analisada a evolução do PIB per capita da região e a posição relativa do PIB per capita dos estados nordestinos em comparação aos demais estados brasileiros.

Na segunda seção, foi feita análise da evolução do PIB da região para o período recente, para o qual ainda não estão disponíveis os dados oficiais do SCR-IBGE. Através de dados disponíveis do Banco Central e pesquisas conjunturais do IBGE, foram realizadas estimativas, pelo FGV IBRE, para a variação do PIB real em 2021 e 2022.