
O historiador econômico português e professor da Universidade de Manchester, Nuno Palma, acaba de publicar em Portugal pela editora D. Quixote “As causas do atraso português”. O livro tem o subtítulo “Repensar o passado para reinventar o futuro”. Escrito em linguagem fluente, é leitura obrigatória para todos que se interessem pelo tema. Nuno Palma é um pesquisador profícuo, com inúmeros trabalhos publicados nas melhores revistas acadêmicas de história econômica e economia.
Em duas partes, o leitor é exposto à história de Portugal do século XVI até os dias de hoje. Na primeira parte, em três capítulos, Palma nos apresenta os principais fatos associados respectivamente: à demografia e alguns indicadores sociais; à evolução das instituições, principalmente das instituições políticas; e, finalmente, aos fatos ligados à evolução da economia e ao desenvolvimento econômico.
Na segunda parte, segue as etapas cronológicas do desenvolvimento da sociedade portuguesa como consagrado pela historiografia tradicional. Nos capítulos 4 e 5, respectivamente, a expansão e o Império (até o final do século XVII) e a cultura e a questão religiosa. No capítulo 6, o período da monarquia absolutista, com ênfase no impacto do ouro brasileiro na economia e nas instituições políticas. No sétimo capítulo, apresenta o período da monarquia constitucional, da década de 1820 até 1910. No oitavo capítulo, aborda a primeira república, de 1910 até 1926. Nos dois capítulos finais, respectivamente, o Estado Novo salazarista, e o período recente, que se inicia com a Revolução dos Cravos de 1974.
Leia mais no Blog do IBRE!