China: composição do crescimento no fim de 2024 lança bons sinais para 2025

Podcast

Foto conceitual da economia chinesa com bandeira do país e imagem da nota e de moedas, com gráficos ao fundo. China: composição do crescimento no fim de 2024 lança bons sinais para 2025.

Os dados qualitativos da atividade chinesa em dezembro de 2024 chegaram surpreendendo o mercado, alinhado à cartilha que reza que o crescimento sustentado do país depende de mais consumo interno. Os indicadores mostraram uma desaceleração da indústria e maior dinamismo dos serviços. “Mantida essa tendência, as perspectivas para 2025 tendem a melhorar”, afirma Livio Ribeiro, pesquisador do FGV IBRE, sócio-diretor da BRCG. Ribeiro projeta o crescimento do PIB chinês de 4,9% em 2024 e 4,7% este ano – neste último caso, acima da média do mercado.

No campo das manufaturas, tanto o indicador oficial (NBS) quanto o privado (Markit/Caixin) marcaram resultados abaixo do esperado. O NBS apontou a alguma recuperação de novas ordens de exportação, mas também a uma desaceleração da produção. Para Ribeiro, “esses sinais claudicantes devem se manter enquanto as condições externas, especialmente a política externa do governo Trump, nos EUA, mas também internas, não forem suficientemente conhecidas”. No caso dos serviços, ambos os indicadores migraram para o terreno expansionista, com bom avanço na rubrica de novas ordens.

Saiba mais no Blog da Conjuntura!