Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, falece aos 96 anos

Podcast

Delfim Netto, economista e ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos


NOTA DE FALECIMENTO
É com profundo pesar que o FGV IBRE comunica o falecimento de Antonio Delfim Netto, aos 96 anos, ocorrido na madrugada de hoje (12), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o último dia 5. Ele deixa filha e neto.

Delfim Netto foi um dos economistas mais brilhantes que o país teve, com uma extensa carreira, principalmente no governo. Esteve à frente do Ministério da Fazenda durante a época do período militar, quando implementou medidas que levaram ao que ficou conhecido como “milagre econômico”, levando o Brasil a um forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), através do aumento do consumo e a produção de bens duráveis. Sua trajetória política começa, em 1966, quando assume a Secretaria da Fazenda de São Paulo, do então governador Laudo Natel. Um ano depois, torna-se ministro da Fazenda do general Artur da Costa Filho.

Em 1974, deixa o cargo no governo de Ernesto Geisel e vai ser embaixador do Brasil na França durante quatro anos. Retorna ao Brasil e assume o Ministério da Agricultura, por um curto período, de cinco meses. Em seu retorno, a economia brasileira já tinha perdido sua força da época do “milagre econômico”. Da Agricultura assume o Ministério do Planejamento, onde contribui para a renegociação da dívida externa do país junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em sua passagem pelo governo militar, foi um dos signatários do Ato Institucional nº 5, que suspendeu direitos políticos, cassar mandatos e intervir em governos estaduais e municipais.

Foi deputado federal por São Paulo por 20 anos, de 1987 a 2007. Foi conselheiro informal do presidente Lula, de quem se aproximou durante o segundo mandato. Sua vida acadêmica começa em 1948 quando entrou na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (USP), tornando-se professor assistente da instituição Era professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e professor catedrático da instituição. 

Delfim Netto, em sua trajetória acadêmica, desenvolveu pesquisas sobre o planejamento governamental e teoria sobre o desenvolvimento econômico. Foi um economista da linha neoclássica.

Em novembro de 2020, junto com Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto concedeu entrevista à revista Conjuntura Econômica para analisar o então governo e os desafios fiscais para 2021 (acesse a entrevista completa aqui)