As derrotas de 2024 e seus impactos sobre este ano

Podcast

As derrotas de 2024 e seus impactos sobre este ano

No Em Foco da última sexta feira (7/2), abordei alguns problemas que o governo terá este ano, procurando mostrar, com dados e informações, que o filme será bem pior do que o de 2024. Mesmo com a economia andando bem no ano passado – as previsões são de que o PIB tenha crescido ao redor dos 3,5% ou um pouco acima –, o governo enfrentou problemas, especialmente no final do ano, com queda de credibilidade, ao não conseguir dar uma resposta adequada à questão fiscal, além de gerar instabilidade com o anúncio da isenção do Imposto de Renda e a regulação do PIX, bombardeada nas redes sociais, sem que o governo tenha usado os canais de comunicação para explicar à população do que se tratava. Foi uma derrota que deixou marcas que foram carregadas para este ano.

Já sabemos, ou pelo menos é isso que as previsões vêm mostrando, que a atividade econômica em 2025 será bem diferente à do ano passado. Vamos crescer menos. Tem gente já falando em recessão técnica no segundo semestre, o que ao meu ver tem um pouco de exagero.

Vou pegar emprestada a análise que o colunista da Conjuntura Econômica, Murillo de Aragão, fez para a revista de fevereiro sobre as pedras que se acumulam no caminho, devido à crise de credibilidade econômica pelos tropeços na gestão fiscal, falta de compromissos no ajuste das contas públicas, o que aumenta a percepção de riscos dos investidores.


Leia mais no Blog da Conjuntura Econômica!