O nível persistentemente alto de inadimplência das famílias brasileiras, especialmente as de mais baixa renda, tem reforçado a importância do letramento financeiro. Como avalia esse desafio?
Ninguém tem dúvida que a temática é super importante, e que educação financeira é essencial para as pessoas tomarem decisões melhores. A própria FGV tem avançado em ações nesse campo, com a oferta de cursos gratuitos online. (o curso Como organizar o orçamento familiar está entre os mais buscados da plataforma da FGV)
A questão em que buscamos avançar é como garantir a efetividade dessa educação. Um ponto comum na maioria das iniciativas em educação financeira é que estas dependem da predisposição das pessoas em buscar conhecimento, melhorar seu planejamento financeiro. Depois, que elas consigam aplicar esse conhecimento em sua vida. No geral, todo mundo sabe que um princípio seria gastar menos do que se ganha. Mas entre a teoria e a prática costuma haver um abismo. Por isso há outra frente, que se discute cada vez mais, que é a da política pública e da regulação de alguns produtos e serviços, como forma de se evitar problemas maiores independentemente de uma pessoa já ter letramento financeiro ou não.
Saiba mais no Blog da Conjuntura.