Entrevista

2702

A reforma tributária é prometida como prioritária na agenda econômica do governo para este semestre. Nesta conversa, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, contribui para o debate apresentando o ponto de vista dos empresários de bares e restaurantes, além de comentar o desempenho recente do setor. 

Pesquisa recente da Abrasel com empresas do setor revela que 33% esperam ampliar o quadro de funcionários em 2023. Em contrapartida, a maioria ainda declara estar operando sem lucro (34%) ou no prejuízo (19%). Como ler esse quadro?

A intenção de contratar é consequência do bom faturamento registrado (em dezembro, 59% afirmaram ter faturado mais que no mesmo período de 2021). Diferentemente do setor industrial, onde se pode ganhar escala investindo em máquinas, para ampliar seu faturamento bares e restaurantes precisam de funcionários. Então, as empresas estão aproveitando a demanda, que está acontecendo, e contratam. Elas faturam mais, mas o resultado na última linha para muitos ainda é negativo.

Leia na íntegra no Blog da Conjuntura Econômica.