O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e a HORUS Inteligência de Mercado lançam nesta quarta-feira, 10 de novembro, a plataforma Cesta de Consumo.
A ferramenta permite monitorar, de forma gratuita, as principais informações da variação de preços de duas cestas de consumo típicas brasileiras pela análise da leitura mensal de mais de 35 milhões de notas fiscais, de oito das capitais mais populosas do país – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O diferencial é que as cestas variam conforme a região, refletindo os hábitos de consumo locais.
A Cesta de Consumo Básica conta com 22 dos alimentos, com maior presença nas compras do shopper, e a Cesta de Consumo Ampliada contém cerca de 60 produtos de consumo, incluindo bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. A plataforma desenvolvida com base nos dados coletados pela HORUS, por meio da leitura de notas fiscais, oferece ainda serviços de planos de assinatura para acessar relatórios mais detalhados e aprofundados, que trazem a variação de preço por categorias de produtos, marcas e tamanho de embalagem, por exemplo.
O serviço é a soma da tecnologia da HORUS na análise mensal e em tempo real de mais de 35 milhões de notas fiscais do varejo alimentar brasileiro com os 70 anos de expertise do FGV IBRE na produção de indicadores econômicos. O objetivo é oferecer uma plataforma que reflita os preços efetivamente pagos pelos brasileiros em suas compras no supermercado.
Sobre o FGV IBRE
Criado em 1951, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) é a unidade FGV que tem por missão pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas, de alta qualidade, que sejam relevantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas ou da ação privada na economia brasileira, estimulando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país. Entre as estatísticas econômicas produzidas pelo FGV IBRE destacam-se os índices de preço e os indicadores de tendências e ciclos de negócio, de ampla utilização por estudiosos, analistas da economia brasileira e gestores na esfera pública e privada.
Sobre a HORUS
A HORUS é uma empresa de inteligência de mercado que reúne milhões de dados de compras reais no varejo FMCG, incluindo preços, produtos, marcas, categorias, volume e presença no ponto de venda, além de informações sobre a cesta de compras e hábitos de consumo de seus compradores, por meio da leitura de mais de 35 milhões de notas fiscais por mês no Brasil, o que permite uma leitura 360 graus do varejo alimentar e do shopper, de forma ágil e com alta granularidade espacial.