Guilherme Bastos aponta como mitigar a inflação dos alimentos

Podcast

Guilherme Bastos aponta como mitigar a inflação dos alimentos

Após um 2024 com uma inflação de alimentos consideravelmente acima do IPCA geral, como analisa a perspectiva de mais um ano com pressão de preços?

Temos que tomar muito cuidado com essa questão dessa pressão inflacionária e o que está por trás disso. Sabemos, olhando o passado, que todas tentativas de intervenção sempre foram catastróficas. Elas atenuam o quadro num primeiro momento, mas a consequência a gente vai colher lá na frente.

É preciso entender que temos uma pressão cambial forte, por questões do próprio descontrole fiscal do governo. A gente sabe que boa parte dos insumos de produção agrícola são importados, onde o câmbio acaba impactando. Fazendo uma ressalva que o setor lá atrás passou um ano com estoques muito altos, ele tem que colocar esses estoques para fora, então talvez o repasse de preços não seja tão imediato.

Também tem uma parte dessa inflação que é a de preço tradable, que está sendo afetada diretamente pelo mercado Internacional, seja por alta nas cotações, seja pelo fato de estarmos com o volume de exportação com ritmo bem forte como no caso das carnes, por exemplo. Portanto na hora em que se traz isso em termos de paridade de exportação, ele fica em um nível mais alto internamente, e isso acaba tendo um reflexo nos preços.


Leia mais no Blog da Conjuntura Econômica!