O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE subiu 0,7 ponto em abril, para 80,2 pontos, maior nível desde setembro de 2022 (83,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp também avançou 0,7 ponto, para 79,4 pontos.
“O resultado de abril do IAEmp mantém a trajetória positiva dos últimos meses, acumulando alta de 5,2 pontos nos últimos cinco meses. A melhora nas previsões da economia brasileira para o ano de 2024 pode estar influenciado as decisões dos empresários e sugerindo um cenário positivo para o mercado de trabalho nessa primeira metade do ano. Ainda é preciso cautela pelo patamar baixo do indicador, retornando para o nível de 2022, e pela recente alta da incerteza, que pode ser um obstáculo para a continuidade dessa retomada do indicador”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
Destaques do IAEmp
A alta do IAEmp em abril veio da contribuição de 4 dos 7 componentes do indicador, com destaques positivos para o indicador de Tendência dos Negócios da Indústria que contribuiu com 0,9 ponto e para o indicador de Emprego Previsto de Serviços que contribuiu com 0,5 ponto. Já os destaques negativos foram para indicador Tendência dos Negócios de Serviços contribuindo com -0,5 ponto e para os indicadores de Situação Atual dos Negócios de Serviços e da Indústria que contribuíram com -0,3 ponto cada.