Monitor do PIB sinaliza retração de 0,7% na atividade econômica em abril

O Monitor do PIB-FGV sinaliza, na análise da série dessazonalizada, retração de 0,7% na atividade econômica em abril, em comparação a março e crescimento de 0,3% no trimestre móvel findo em abril, em comparação ao findo em janeiro. Na comparação interanual a economia cresceu 12,3% em abril e 5,3% no trimestre móvel findo em abril.

O elevado crescimento da economia em abril com relação ao mesmo mês do ano passado deve-se a comparação com uma base deprimida, tendo em vista que em abril do ano passado a economia atingiu a maior queda na série histórica iniciada em 2000. Isso fica evidente quando analisada a evolução do PIB contra os meses imediatamente anteriores, onde a atividade econômica não tem apresentado desempenho tão robusto. Esses resultados mostram que ainda é cedo para afirmar que a economia está crescendo de forma sustentável; para que isso ocorra é necessário que um percentual maior da população esteja vacinado.” afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Neste relatório, foi realizado exercício adicional com relação a série com ajuste sazonal uma vez que a pandemia de Covid-19 exerceu influência nos fatores sazonais de 2020 que podem não estar realmente relacionados a sazonalidade.

Alguns institutos de estatística internacionais estão analisando esses impactos  e, por esta razão, além do ajuste sazonal habitual que contempla o período de janeiro de 2000 a abril de 2021, foi realizado adicionalmente o ajuste sazonal para 2020 e 2021 considerando os fatores sazonais referentes a 2019 e o fator calendário corrente.

Os resultados mostram que, caso os fatores sazonais da série do PIB utilizados sejam aqueles do período de 2000 até 2019, a taxa de variação em abril de 2021 seria de -1,5%, inferior à de -0,7% observada considerando todo o período de 2000 até abril de 2021. Esses resultados sugerem que as taxas ajustadas sazonalmente devem ser analisadas com cautela pois a pandemia pode ter influenciado os fatores sazonais não apenas por razões econômicas como também estatísticas.

ANÁLISE DESAGREGADA DOS COMPONENTES DA DEMANDA

A análise gráfica desagregada dos componentes da demanda foi feita na série trimestral interanual por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente, permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes.

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu 4,0% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme apontado no Gráfico 3 do Press Release, foi registrado crescimento em todos os componentes do consumo, com destaque para o crescimento significativo dos produtos duráveis (29,1%) e semiduráveis (24,2%). É importante destacar que o consumo de serviços cresceu pela primeira vez desde janeiro de 2020.

Formação bruta de capital fixo

A FBCF cresceu 17,3% no trimestre móvel findo em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. Mais uma vez, pelo quarto mês consecutivo, todos os componentes da FBCF apresentaram crescimento, sendo o principal destaque o componente de máquinas e equipamentos.

Exportação

A exportação apresentou crescimento de 9,5% no trimestre móvel findo em abril, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado deve-se ao crescimento de todos os segmentos exportados, com exceção dos produtos da extrativa mineral.

Importação

A importação apresentou elevado crescimento de 20,7% no trimestre móvel findo em abril, em comparação ao mesmo período do ano passado. Este resultado foi influenciado, principalmente, pelo crescimento de bens intermediários. A importação dos serviços, embora tenha sido a única queda da importação esse trimestre  (-0,9%), já sinaliza melhora em comparação as fortes quedas apresentadas nos trimestres anteriores.

MONITOR DO PIB-FGV EM VALORES

Em termos monetários, estima-se que o PIB no acumulado do ano até abril de 2021, em valores correntes, foi de 2 trilhões, 745 bilhões e 084 milhões de Reais.

TAXA DE INVESTIMENTO

O Gráfico 7 do Press Release, destaca em duas linhas as médias das taxas de investimento: a de cima mostra a média das taxas de investimento mensais desde janeiro de 2000 (17,9%); a de baixo, a média das taxas de investimento mensais desde janeiro de 2015 (15,9%). Observa-se que a taxa de investimento em abril de 2021 foi de 14,4%, na série a valores correntes. Este resultado mostra uma taxa de investimento abaixo da taxa de investimento média mensal considerando tanto o período desde 2015 quanto o desde 2000.