Nota de pesar

pesar
Foto:  Fernando Lemos/ Agência O globo​

A direção do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) informa, com grande pesar, o falecimento de Carlos Geraldo Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getulio Vargas, ocorrido neste domingo (13). Acometido pela COVID-19, Langoni faleceu no Hospital Copa Star, zona sul do Rio, depois de lutar desde novembro contra a doença.

Nascido em Friburgo, no Rio, se formou em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e era PHD pela Universidade de Chicago, sendo um dos principais expoentes entre os economistas de sua geração. Na década de 70, desenvolveu importantes estudos apontando a importância da educação na distribuição de renda e no crescimento econômico brasileiro.

Em 1979, ao ingressar no Banco Central, ajudou a criar o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que deu origem à taxa básica de juros. De 1980 à 1983 presidiu o BC.