
Pandemia atingiu mais intensamente os setores e trabalhadores menos produtivos. Estudo divulgado esta semana revela a importância da qualificação dos trabalhadores para explicar a evolução da produtividade dos Estados Unidos neste período.
Nos últimos meses, vários estudos sobre o comportamento da produtividade durante a pandemia têm sido divulgados, alguns dos quais tenho analisado neste espaço. Os resultados dessas pesquisas são importantes para interpretarmos corretamente a evolução da produtividade durante este período e sua possível trajetória nos próximos anos.
Um fato marcante da pandemia é que ela atingiu mais intensamente os setores, empresas e trabalhadores menos produtivos. Já os mais produtivos se adaptaram melhor e alguns setores inclusive tiveram expansão, especialmente serviços de informação. Essas mudanças na estrutura produtiva e na composição do mercado de trabalho, por sua vez, tiveram impacto expressivo sobre a produtividade agregada.
Confira a análise na íntegra no Blog do IBRE
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a opinião institucional da FGV.
Este artigo foi originalmente publicado pelo Broadcast da Agência Estado em 05/08/2022.