Um novo BNDES?

Podcast

BNDES

Entre 2009 e 2014, o BNDES se agigantou, ampliando de forma significativa empréstimos, adotando uma estratégia de criação do que ficou conhecido como “campeãs nacionais”, empresas que seriam líderes em seus segmentos, com potencial para concorrer em condições de igualdade no cenário externo. Foi um erro estratégico que trouxe mais custos do que lucros para a economia brasileira.

Esse legado, de quando as torneiras do crédito foram abertas sem muito critério de avaliação de risco, ainda é um pesado fardo sobre o banco. Quando se vê na imprensa análises sobre o BNDES, via de regra são negativas. Hoje o banco tem papel central nas principais políticas do governo no campo do desenvolvimento produtivo, da transição energética e à industrialização, como a Nova Indústria Brasil (NIB), estando na linha de frente das preocupações de analistas quanto aos rumos da política parafiscal do governo federal e seus riscos para a sustentabilidade das contas públicas.

Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, ex-ministro do Planejamento e da Fazenda no governo de Dilma Rousseff, e pesquisador do FGV IBRE até assumir  seu posto na instituição, há dois anos, é uma das lideranças mais empenhadas em defender as diferenças entre o que chama de novo BNDES e o BNDES de um passado recente.

Saiba mais no Blog da Conjuntura!