Carta do IBRE

Podcast

Siga nossas redes sociais

O pacote fiscal divulgado pelo governo no final de novembro do ano passado foi muito mal recebido pelo mercado, em parte pelo fato de o governo ter incluído nas medidas a

Esta Carta traz a análise de Bráulio Borges, pesquisador associado do FGV IBRE, sobre importantes aspectos do desafio econômico do Brasil a partir de 2025.

Com a emenda da transição e o novo arcabouço fiscal, o atual governo mudou profundamente o regime fiscal brasileiro no seu primeiro ano de mandato.

Esta Carta se inicia com a reprodução dos parágrafos de abertura de importante relatório recente da consultoria LCA, cujo autor, como se verá logo em seguida, participou

Entre 2012 e 2024, o número de trabalhadores com 16 anos ou mais de estudo (ensino superior completo) quase dobrou, de 12 milhões para 22,4 milhões.

O Senado aprovou em meados de agosto o projeto de lei complementar (PLP) 121/2024, de renegociação das dívidas dos estados com o governo federal.

A segurança pública se tornou uma das principais preocupações do eleitorado brasileiro ao longo dos últimos dez anos.

Os cálculos mostram que a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será criado com a reforma tributária, cuja regulamentação foi aprovada na Câmara e encaminha

No final do ano passado, foi aprovada a Emenda Constitucional (EC) 132, da reforma tributária, que criou um sistema de tributação sobre o consumo no Brasil, substituindo

O governo estabeleceu uma nova programação fiscal, reduzindo a meta de 2025 e dos anos seguintes. A mudança se justificou por uma confluência de fatores.