STR_PESQUISA_GESTAO_PRECO_REFERENCIA

Com o objetivo de apoiar seus clientes na tomada de decisões, a FGV/IBRE realiza pesquisa de preços customizadas, por meio de metodologia aderente às peculiaridades dos setores de atividade selecionados, respaldando a realização de processos de planejamento, orçamento, compra e gestão.

Na carteira de PESQUISA DE PREÇOS, a FGV/IBRE disponibiliza os dois produtos abaixo:

1. Preços Referenciais
2. Pesquisa de Preços para Estudos de Substituição Tributária

PREÇOS REFERENCIAIS

Um preço referencial é a expressão monetária utilizada para indicar o valor esperado da despesa em um processo de concorrência.

O cálculo de preços referenciais realizado pela FGV/IBRE abrange os seguintes segmentos:




O produto PREÇOS REFERENCIAIS é gerado a partir da coleta periódica de preços no mercado, em todas as regiões brasileiras, e do processo de crítica e apuração dos dados, conforme esquema básico a seguir:




É importante ressaltar que, dependendo do segmento pesquisado, o processo pode assumir etapas e resultados particulares.

No produto PESQUISA DE PREÇOS PARA ESTUDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, a FGV/IBRE realiza pesquisa e cálculo de preços médios nas diversas fases da cadeia de comercialização:

- Fabricantes
- Distribuidores
- Atacadistas
- Redes de Varejo

O resultado desta pesquisa é a base para a estimativa da Margem de Valor Agregado (MVA), utilizada para o cálculo do imposto do ICMS no regime de Substituição Tributária.

NECESSIDADES DO CLIENTE E BENEFÍCIOS DA PESQUISA DE PREÇOS DA FGV/IBRE

- Balizar processos de compra e gerar economia de recursos;
- Promover maior transparência nos processos de compras;
- Gerar processos mais ágeis de compras, orçamentos, planejamento e gestão
- Expertise notória no cálculo de preços de referência;
- Estrutura de escritórios de coleta de preços distribuídos pelas regiões brasileiras. A FGV/IBRE capta, mensalmente, mais de 350.000 preços junto a 30.000 empresas parceiras;
- Reconhecimento pelo mercado da qualidade, imparcialidade, credibilidade e transparência dos preços de referência calculados pela FGV/IBRE