Sondagem da Indústria

Podcast

Siga nossas redes sociais

Sondagem da Indústria

A Sondagem da Indústria de Transformação é um levantamento estatístico que gera informações úteis ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas.

A sondagem constitui-se em importante ferramenta para a tomada de decisões empresariais no âmbito privado, para a análise econômica realizada no meio acadêmico e de consultoria e na elaboração da política econômica pelo governo.

O questionário da pesquisa contém perguntas direcionadas à empresa como um todo. Nesta categoria estão enquadrados, por exemplo, os quesitos relacionados ao nível de utilização da capacidade instalada e ao contingente de mão de obra. As demais perguntas são direcionadas às principais linhas da empresa, caso dos quesitos relacionados à demanda interna e externa, estoques, situação dos negócios e produção. Informações no nível do produto permitem uma consolidação mais eficiente das respostas no plano setorial.

Trimestralmente são acrescentados quesitos ao questionário como os relativos aos fatores limitativos à expansão da produção, e avaliações sobre preços de matérias-primas e componentes nos mercados interno e externo.

O Índice de Confiança da Indústria de Transformação (ICI) é o indicador-síntese da pesquisa, composto por seis quesitos: Nível de demanda total (interna e externa), Nível de estoques, Situação Atual dos negócios e expectativas sobre Produção (três meses), Emprego (três meses) e Situação dos negócios (seis meses). A cobertura setorial da pesquisa é similar à da Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE. Os resultados são divulgados para a indústria de transformação, principais segmentos e categorias de uso.

Principais usos:
Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Abrangência geográfica:
Nacional.

Abrangência setorial:
Alimentos, Têxtil, Vestuário, Couros e calçados, Celulose e papel, Derivados de petróleo e biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Farmacêutica, Produtos de plástico, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Informática e eletrônicos, Máquinas e materiais elétricos, Máquinas e equipamentos, Veículos automotores, outros equipamentos de transporte e demais indústrias.

Período de coleta:
Três primeiras semanas de cada mês.

Periodicidade:
Mensal.

Série histórica:
• Outubro de 1966 (Classificação de Atividades Industrial de 1985);
• Janeiro de 2001 (CNAE 2.0).