A Sondagem de Investimentos é um levantamento estatístico que fornece, trimestralmente, sinalizações sobre o rumo dos investimentos produtivos no setor industrial.
Criada em 1998 como Quesito Especial trimestral da Sondagem da Indústria de Transformação, a pesquisa tornou-se independente a partir de 2007.
O questionário da Sondagem de Investimentos é direcionado unicamente à empresa. Abrange temas como fatores que influenciam as decisões de investimentos Tais como a capacidade produtiva da empresa; principal objetivo para realização de investimentos; e fatores limitativos à realização de investimentos em capital fixo. As perguntas tratam de informações anuais, mas com horizonte temporal variado. Há perguntas que buscam avaliações sobre o investimento ocorrido no ano anterior ao da enquete, perguntas sobre o ano corrente e perguntas sobre o triênio seguinte (incluindo o ano corrente).
O responsável pelo preenchimento dos questionários é identificado pela empresa de acordo com especificações fornecidas pelo FGV IBRE sendo, geralmente, um colaborador em nível de diretoria ou gerência, com conhecimento sobre o planejamento estratégico da empresa.
A cobertura setorial da pesquisa é similar à da Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE. Os resultados são divulgados para a indústria de transformação, principais segmentos e categorias de uso.
Os segmentos setoriais são definidos de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 2.0 (CNAE 2.0), do IBGE.
A Sondagem de Investimentos foi descontinuada em janeiro de 2019.
Principais usos:
Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.
Abrangência geográfica:
Nacional.
Abrangência setorial:
Alimentos, Têxtil, Vestuário, Couros e calçados, Celulose e papel, Derivados de petróleo e biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Farmacêutica, Produtos de plástico, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Informática e eletrônicos, Máquinas e materiais elétricos, Máquinas e equipamentos, Veículos automotores, outros equipamentos de transporte e outros produtos.
Período de coleta:
Bimestral (nos dois primeiros meses de cada trimestre).
Periodicidade:
Trimestral.
Série histórica:
1998.