A Sondagem do Comércio traz, mensalmente, informações usadas para que seja possível um completo acompanhamento da situação atual e antecipação de tendências econômicas para o setor.
Criada em consonância com as melhores práticas internacionais, a pesquisa teve início em março de 2010. A qualidade da amostra e a rapidez com que é divulgada a tornam ferramenta indispensável para a tomada de decisões empresariais.
O questionário da Sondagem do Comércio é direcionado à empresa, abrangendo temas como a situação dos negócios, volume de demanda, compras, acesso ao crédito e contingente de mão-de-obra.
O Índice de Confiança do Comércio Varejista Ampliado (ICOM do Varejo Ampliado) é o indicador-síntese da pesquisa, composto por quatro quesitos: volume de demanda atual, situação atual dos negócios, expectativas sobre vendas (três meses) e situação dos negócios (seis meses).
A cobertura setorial da pesquisa é similar ao da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) do IBGE abrangendo, em grandes linhas, o comércio varejista brasileiro. O resultado oficial é o Comércio Varejista Ampliado, incluindo as aberturas dos segmentos do Varejo Restrito, Veículos, Motos e Peças e Material para Construção.
Principais usos:
Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.
Abrangência geográfica:
Nacional.
Abrangência setorial:
Varejo Ampliado; Varejo Restrito; Veículos, Motos e Peças e Material para Construção.
Período de coleta:
Três primeiras semanas de cada mês.
Periodicidade:
Mensal.
Série histórica:
Março de 2010.