Sondagem do Consumidor

Podcast

Siga nossas redes sociais

Sondagem do Consumidor

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é uma pesquisa mensal que procura captar o sentimento do consumidor em relação a situação geral da economia e de suas finanças pessoais.

Quando o consumidor está satisfeito e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais. Quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. A confiança do consumidor, portanto, atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico. O acompanhamento do sentimento do consumidor tem como objetivo sinalizar as suas decisões de gastos e poupança futuras, constituindo indicadores úteis na antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Inspirada nos indicadores de confiança do consumidor calculados nos EUA e na Comunidade Europeia, a pesquisa obtém avaliações e previsões dos consumidores a respeito da situação econômica local e da própria família no momento da pesquisa e nos seis meses seguintes, além do mercado de trabalho e sobre intenções de compras de bens de alto valor nos seis meses seguintes, além de outras perguntas.

Iniciada em 2002, a pesquisa teve revisão metodológica em outubro de 2005, quando foi adequada às melhores e mais recentes práticas internacionais. A coleta de dados envolve uma rede de mais de dois mil informantes em sete das principais capitais brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A margem de erro é de 2,2% e a confiabilidade probabilística, 95%.

Principais usos:
Antecipação dos rumos da economia no curto prazo.

Abrangência geográfica:
Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Período de coleta:
Três primeiras semanas de cada mês.

Periodicidade:
Mensal.

Série histórica:
Setembro de 2005.

 

 

 

Os resultados das pesquisas de sondagem e índices de confiança são publicados de forma agregada (sem identificação dos respondentes). Em relação ao processo interno de tratamento de dados para elaboração destes índices são aplicáveis os preceitos da Lei 13.709/2018 (LGPD) e, em caso de dúvidas sobre o tratamento de seus dados pessoais, contate-nos a partir dos canais informados aqui