A Sondagem do Mercado de Trabalho é uma pesquisa mensal criada para responder questões relevantes que qualificarão o debate sobre o mercado de trabalho brasileiro.
A Sondagem de Mercado de Trabalho foi criada com dois principais objetivos:
- Aprofundar o conhecimento do tema com divulgação de informações complementares àquelas existentes hoje.
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Antecipar tendências das principais variáveis de mercado de trabalho brasileiro.
Com isso, será possível traçar cenários a partir dos dados disponibilizados de forma mais rápida, ajudando no trabalho de especialistas no tema, analistas econômicos em geral na elaboração de análises e de propostas de políticas públicas, além de apoiar a tomada de decisão de empresas e governo.
A nova Sondagem é uma pesquisa mensal sobre o tema mercado de trabalho. O questionário envolvido na pesquisa prioriza informações do tempo presente, mas pode ter também perguntas sobre um futuro próximo ou de longo prazo.
A estrutura da pesquisa é dividida em:
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Dados cadastrais: informações básicas sobre o perfil dos respondentes;
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Conjuntura do mercado de trabalho (classificação: ocupados): informação sobre a ocupação dos respondentes, setores que ocupam, subocupação e qualificar informações sobre os ocupados;
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Conjuntura do mercado de trabalho (classificação: não ocupados): informação sobre as pessoas que não estão trabalhando, motivos para não buscar emprego, setor que busca emprego, setor que trabalhou pela última vez, quanto tempo buscando emprego, entre outros;
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Quesitos especiais: tópicos especiais que visam qualificar o mercado de trabalho com temas extras que podem ser reproduzidos trimestralmente ou anualmente.
As perguntas têm como objetivo obter a proporção de pessoas nos tópicos pesquisados.
TÓPICOS PESQUISADOS
As opções de resposta para as questões levantadas mensalmente pela Sondagem do Mercado de Trabalho são, em sua maioria, de natureza qualitativa.
Os quesitos fixos, que são apurados mensalmente, são: Desocupação, Subocupação, Renda familiar média total, Desalento, Desemprego oculto, Desemprego de longo prazo, Ocupação dos respondentes, Motivo para trabalhar por conta própria, Desejo de se formalizar.
Já os quesitos especiais, que serão apurados trimestralmente ou anualmente, criando uma série histórica de cada tema, são: Segurança da renda e/ou trabalho, Satisfação com trabalho e bem-estar e Futuro do trabalho e Percepções de longo prazo.
Composição:
Pessoas em Idade Ativa (PIA) – acima de 14 anos.
Abrangência geográfica:
Nacional.
Período de coleta:
Entre o primeiro e último dia do mês.
Periodicidade:
Quesitos Fixos – Mensal
Quesitos Especiais – Trimestral ou Anual