As sondagens de tendência são levantamentos estatísticos que geram informações usadas no monitoramento da situação corrente e na antecipação de eventos futuros da economia. Por produzirem sinalizações de tendência econômica com muita rapidez, geralmente no próprio mês da coleta de dados, são amplamente utilizadas mundialmente como indicadores antecedentes de atividade econômica, ferramentas indispensáveis a empresários, governos e entidades de classe na análise de conjuntura e tomada de decisões.
As informações obtidas por meio das sondagens permitem análises empresariais e concorrenciais, contribuem para o aperfeiçoamento do planejamento de nível de produção, ao acompanhamento dos movimentos de absorção e liberação de mão-de-obra nos diferentes segmentos da economia, ao conhecimento dos planos de investimento do setor produtivo nacional ou de setores específicos, e à projeção da evolução de preços setoriais.
Além da rapidez com que as informações estatísticas são processadas e divulgadas, as sondagens são conhecidas pela versatilidade de seus questionários, compostos majoritariamente por opções de resposta de natureza qualitativa. Por suas características, essas pesquisas podem ser moldadas de forma personalizada de acordo com o interesse de empresas ou instituições públicas.
Os resultados das sondagens podem ser apresentados de acordo com o porte da empresa, setor de atuação, localização e participação no comércio exterior. As séries históricas possibilitam análises detalhadas de diferentes segmentos da economia.
Em mais de 40 anos de experiência em pesquisas deste gênero, a Fundação Getulio Vargas conquistou amplo reconhecimento de sua competência nesta área, consolidando uma equipe com alto padrão de excelência.
![]() | Sondagem da Indústria |
A divulgação da Sondagem dá ênfase aos resultados dos quesitos que tratam do presente e do futuro próximo. A maioria das previsões é realizada para o trimestre que se inicia no mês da pesquisa, tendo como período de comparação o trimestre imediatamente anterior. |
![]() | Sondagem do Consumidor |
Quando o consumidor está satisfeito, e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais; quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. Desta forma, a confiança do consumidor atua como fator redutor ou indutor do crescimento econômico. O monitoramento do sentimento do consumidor tem o objetivo de produzir sinalizações de suas decisões de gastos e poupança futuras, constituindo indicadores relevantes na antecipação dos rumos da economia. |
![]() | Sondagem da América Latina |
Realizada com base em informações prestadas por especialistas econômicos, a pesquisa é aplicada com a mesma metodologia, simultaneamente, em todos os países da região, método que permite a construção de um ágil e abrangente retrato da situação econômica de países e blocos econômicos. Em julho de 2010 foram consultados 149 especialistas em 17 países. |
![]() | Sondagem de Serviços |
A série histórica da Sondagem de Serviços teve início em junho de 2008 e os indicadores vêm sendo divulgados até o quinto dia útil do mês seguinte ao da coleta de dados. A metodologia da pesquisa está alinhada à experiência internacional e enfatiza a evolução dos quesitos que tratam do presente e do futuro próximo, com base em opções de resposta de majoritariamente de natureza qualitativa. A maior parte das previsões é realizada para o trimestre que se inicia no mês da pesquisa, tendo como período de comparação o trimestre imediatamente anterior. O Índice de Confiança de Serviços (ICS) é o indicador-síntese da pesquisa. |
![]() | Sondagem do Comércio |
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![]() | Sondagem da Construção |
A Sondagem da Construção é uma pesquisa que gera, mensalmente, um conjunto de informações usadas no monitoramento e antecipação de tendências econômicas do setor. Tendo como referência as melhores práticas internacionais para pesquisas do gênero, a pesquisa tem como um de seus principais atributos a rapidez com que é produzida e divulgada, tornando-se uma ferramenta essencial à análise de conjuntura e à tomada de decisão nos âmbitos público e privado. A série histórica da Sondagem da Construção teve início em julho de 2010 e os indicadores vêm sendo divulgados na última semana do mês da coleta de dados. A metodologia da pesquisa está alinhada à experiência internacional e enfatiza a evolução dos quesitos que tratam do presente e do futuro próximo, com base em opções de resposta de majoritariamente de natureza qualitativa. O Índice de Confiança da Construção (ICST) é o indicador-síntese da pesquisa. |
![]() | Sondagem de Investimentos |
Alguns setores da Sondagem de Investimentos: Produtos de Minerais Não Metálicos, Metalúrgica, Mecânica, Material Elétrico e de Comunicações, Material de Transporte, Madeira, entre outros setores. |
![]() | Indicadores de Mercado de Trabalho |
Indicador Antecedente de Emprego: Também inaugurado em novembro de 2012, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) tem por objetivo antecipar movimentos do mercado de trabalho no Brasil com base em informações extraídas das sondagens do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV). O indicador é apurado e divulgado mensalmente. |
