Textos de discussão

Compartilhe

Autor: Armando Castelar

Tudo indica que a economia brasileira encolheu mais um pouco no último trimestre de 2016, algo entre 0,3% e 0,5%. Terá sido o oitavo semestre consecutivo de queda do PIB, completando quase três anos de uma brutal recessão, com desemprego recorde e enorme queda do investimento agregado: 26% no triênio 2014-16. Mas o ano novo parece ter trazido…

Autores: Bruno Ottoni Eloy Vaz e Tiago Cabral Barreira

As séries longas retropoladas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), que foram desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), começam em setembro de 1992. Portanto, as referidas séries oferecem um período mais extenso para a análise dos principais indicadores do mercado de…

Autores: José Roberto Rodrigues Afonso, Geraldo Biasoto Jr e Fabio Silveira

Nunca antes na história, a economia brasileira mergulhou em uma recessão tão profunda e longa. Porém, o que mais assusta é a falta de perspectiva para uma saída que seja crível. Não cabe retomar o crescimento apoiando-se em maior endividamento de famílias e governos, muito menos em…

Autores: José Roberto Rodrigues Afonso, Vilma da Conceição Pinto e José Ricardo L. Guimarães Jr

Esta nota analisa o desempenho da arrecadação tributária federal em dezembro de 2016, e em todo esse exercício financeiro, com base nas informações escrituradas na contabilidade pública e extraídas em 11/01/2017 da plataforma do Tesouro Gerencial. O objetivo é antecipar as…

Autor: Armando Castelar

Reformas e retomada do crescimento são temas que há tempos andam juntos: uma pesquisa no Google com essas três palavras dá cerca de 517 mil resultados, a maioria apontando que reformas são necessárias para o Brasil retomar o crescimento. A relação entre os dois temas passa pelo desempenho da produtividade. As estimativas mostram que no Brasil a…

Autor: José Roberto Rodrigues Afonso

Esta nota analisa o desempenho da arrecadação tributária federal em novembro de 2016 com base nas informações escrituradas na contabilidade pública e extraídas em 12/12/2016 da plataforma do Tesouro Gerencial.

Autores: Bruno Ottoni Eloy Vaz e Tiago Cabral Barreira

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1980, era reconhecida como a principal fonte de informações acerca do mercado de trabalho brasileiro, porém, foi descontinuada neste ano de 2016. Ela foi substituída pela Pesquisa Nacional por…