Textos de discussão

Compartilhe

Autores: Carolina Resende e Manoel Pires

O impacto da política fiscal na demanda agregada é alvo de ampla controvérsia na literatura e muitos dos indicadores utilizados para dimensionar esse impacto refletem óticas distintas, que representam interesses ou preocupações específicas do analista. Assim, cada indicador traz uma dimensão particular do tema.

Autores: Carolina Resende e Manoel Pires

Nos últimos anos, observou-se um crescimento expressivo do volume de emendas parlamentares no Orçamento Federal. Tal fenômeno se coaduna com a dinâmica da correlação de forças entre Executivo e Legislativo no gerenciamento do presidencialismo de coalizão e reflete o conflito em torno do processo orçamentário. A crítica…

Autores: Juliana Trece, Claudio Considera, Isabela Kelly e Arthur Gusmão

Neste projeto, buscou-se estimar o PIB mensal desde 1970 de modo a possibilitar a análise dos ciclos econômicos em período mais amplo ao oficialmente realizado no Brasil . A partir disso, foram realizadas as datações dos ciclos econômicos desde 1970 em bases mensais e trimestrais a partir da…

Autores: Arthur Gusmão, Claudio Consídera, Elisa Andrade, Isabela Kelly, Juliana Trece
 

O hiato do produto é definido como sendo a diferença entre o produto efetivo e o potencial, o que significa que valores acima de zero indicariam períodos de expansão e crescimento acima do potencial, enquanto valores negativos indicariam períodos de recessão, com crescimento…

Autores: Otávio J. G. Sidone, Fabio Giambiagi e Guilherme Tinoco

Este artigo discute as relações entre a política previdenciária e a busca pela maior equidade de gênero, principalmente em relação ao instrumento do diferencial de idade de aposentadoria entre homens e mulheres na previdência pública no Brasil. Em primeiro lugar, são apresentados os principais…

Autores: Fabio Giambiagi, Rogério Nagamine e Otávio Sidone.

Este artigo trata dessa questão e está dividido em sete seções, contando com esta introdução. Após a mesma, a segunda seção apresenta os fatos estilizados ligados ao tema. A terceira sintetiza a reforma de 2019. A quarta seção, por sua vez, tenta responder a algumas das perguntas fundamentais referentes às…

Autor: Manoel Pires

Apesar da ampla reflexão sobre a reforma tributária sobre a renda possuir muitos elementos coincidentes, existem poucos instrumentos analíticos presentes em tais propostas. Em particular, nem durante a tramitação do PL 2.337/2021, tampouco nas propostas atuais, existe uma tentativa de avaliar o impacto e o sentido geral das reformas que são…

Autores: Manoel Pires, Pedro Romero Marques e José Bergamin

Este artigo estima diferentes medidas de Effective Tax Rate (ETR) sobre a renda das empresas brasileiras não-financeiras de capital aberto, utilizando informações das demonstrações de resultado contábil. Os resultados, calculados para 10 setores entre 2012 e 2022, mostram uma diferença significativa entre a…

Autores: Juliana Trece & Claudio Considera 

O Nordeste brasileiro engloba nove estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia). A abrangência territorial desta região corresponde a cerca de 18% do território brasileiro e a sua população, na média de 2002 a 2020, representou cerca de 28% do total de habitantes do…

Autores: Manoel Pires e André William do Couto Chadú

O Juros sobre Capital Próprio (JCP), implementado pela Lei 9.249/95, permite que empresas brasileiras de lucro real deduzam uma parcela dos dividendos aos acionistas da mesma forma que as despesas de juros. O objetivo é fornecer uma solução prática para o problema da neutralidade tributária das firmas, ou seja, fazer…