Monitor da Inflação

Compartilhe

Acompanhamento diário da evolução dos preços ao consumidor
O Monitor da Inflação gera estimativas diárias do IPCA, índice oficial de inflação do país, que é de responsabilidade do IBGE. O sistema de apuração também disponibiliza os resultados do IPC-FGV, com a mesma frequência.
Monitor da Inflação FGV
Icone

Projeções diárias

Com a informação diária a tomada de decisão é mais assertiva
Icone

Informação exclusiva

Produto exclusivo da FGV IBRE, que favorece o posicionamento no ranking top 5 do Banco Central
Icone

Elaboração de cenários

Identifique quais bens e serviços podem influenciar mais o resultado do índice oficial
Icone

Acesso Via API

Acesso mais rápido às divulgações e possibilidade de automação das consultas
IconeIcone
Como o Monitor da Inflação ajuda nossos clientes?

Base de dados

Os preços utilizados nas simulações do Monitor da Inflação são coletados pela FGV e suportam toda a produção estatística do IBRE. Os preços são analisados e processados de acordo com a periodicidade do IPCA, inclusive considerando as regiões geográficas de maior peso e as metodologias de apuração das tarifas públicas.

Apresentação dos Dados

Taxas de variação calculadas para períodos móveis de 30 dias tendo por base os 30 dias imediatamente anteriores, e indicadores “ponta”, comparações para intervalos de sete dias, em relação ao mesmo período do mês anterior, que identificam mais rapidamente alterações de curso na taxa mensal do índice oficial.

Atualização Diária

Atualização em todos os dias úteis a partir das 8 horas da manhã, um amplo leque de informações sobre o que se passou com os preços das principais categorias de despesas das famílias (Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de Residência, Vestuário, Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais, Despesas Pessoais, Educação e Comunicação).

Divulgação de índices especiais

  • Núcleo de inflação
  • Índice de difusão
  • Agregações especiais (duráveis, semiduráveis, serviços e administrados)

Clientes

Entre os clientes figuram os maiores bancos comerciais do país, bancos de investimento, administradores de recursos de terceiros e consultorias.
Quer saber mais?