Autores: Claudio Considera & Juliana Trece
Há muito se discute a desindustrialização brasileira. Não há consenso sobre sua existência, suas causas e nem sobre sua época de início. Mais recentemente a discussão se inverteu e passou-se a discutir a reindustrialização brasileira através de um processo de substituição de importações. Esta discussão atualmente é pura retórica.
O que se busca documentar nesta nota é que a indústria de transformação brasileira está a caminho da extinção. Inicialmente explora-se as informações da participação da indústria de transformação no PIB: a preços correntes ela se reduz de 36%, percentual que chegou a alcançar em 1985, para 11%, em 2021. Segundo se alega, tal percurso é normal e ocorreu nos países desenvolvidos, embora quando isso ocorreu os desenvolvidos já tinha uma renda per capita semelhante a que têm atualmente.
O que certamente não é comum a outros países em relação ao comportamento da indústria de transformação brasileira é a queda sistemática da sua produtividade! Não é normal também a perda do mercado doméstico para as importações, nem sequer a perda de mercado para nossas exportações. Com resultados inéditos, nesta nota, mostram-se quais grupos de produtos foram mais prejudicados. Identifica-se também para quais países ou grupos de países a indústria de transformação brasileira perdeu mercado.
Ao chegar ao final o leitor ficará convencido que a recuperação da indústria de transformação brasileira será uma tarefa árdua e de longa duração. Exigirá medidas continuadas de vários governos para voltar a ocupar papel relevante na economia. Será necessário adquirir tecnologia moderna para aumentar sua competividade internacional e em conjunto com as universidades inovar e aprimorar a tecnologia adquirida.