Lia Valls

Compartilhe

Lia Valls

Doutora pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Master of Philosophy in Economics (Cambridge University), Curso de Mestrado (conclusão dos créditos sem defesa da dissertação de mestrado) da Escola de Pós Graduação de Economia da Fundação Getulio Vargas e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente coordena os Estudos do Comércio Exterior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas e leciona como Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Áreas de pesquisa: política de comércio exterior; relações econômicas internacionais, acordos e regulações internacionais comerciais.

 

Currículo Lattes

Filtre as últimas divulgações

O primeiro ano do governo foi marcado pelos desencontros da política comercial e da política externa. O que esperar para 2020?

O artigo apresenta os principais argumentos que justificam a liberalização comercial, em especial de bens intermediários e de bens de capital.

A agenda de acordos comerciais do Brasil, como membro do Mercosul, tem avançado como mostra o término das negociações com a União Europeia e o EFTA (Suíça, Noruega, Islân

Na edição de julho da Conjuntura Econômica 

No dia 28 de junho de 2019, os países do Mercosul e da União Europeia concluíram as negociações para a criação de uma área de livre-comércio entre os dois blocos.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China engloba quatro investigações amparadas na legislação de comércio exterior dos Estados Unidos.

Após a vigência de um quadrimestre do novo governo, é prematura a cobrança de resultados no campo da política de comércio exterior cujas ações requerem um horizonte de mé

O resultado da balança comercial de 2018 confirmou a trajetória de aumento da dependência das exportações brasileiras das commodities primárias e do mercado chinês. A par

Lia Valls explica por que os Estados Unidos, maior demandante de painéis no sistema de solução de controvérsias da OMC, é crítico ao seu funcionamento.

A defesa do sistema multilateral de comércio e de medidas que assegurem o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) povoam as declarações dos diversos encon